quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Separação ... nem tudo são flores !!

Bom Dia, tudo bem?

Vim falar de assunto meio chato mas que é real e pode acontecer com qualquer pessoa.
Esse tema foi proposto por várias pessoas em comentários e por e-mail também !!
Então vamos falar do mostro ...


É muito difícil falar sobre um tema que não entendo e que não senti na pele - por um lado isso é bom, mas por outro fica complicado passar as coisas da forma como elas realmente acontecem, então - para essa postagem - me baseei em casos pesquisados na internet e depoimentos de alguns amigos.


Quando decidimos casar, sempre sonhamos e idealizamos o felizes para sempre, mas nem sempre isso acontece. Para entender melhor que bicho é esse, primeiro devemos entender o que gerou tudo isso - você não escolhe o seu vestido de noiva pensando em sua separação depois do sim, não é verdade?
Veja algumas das afirmações a seguir, se você se identificar com alguma delas, é hora de tomar uma providencia, o mais rápido possível:

 - Vocês já não se divertem e riem mais juntos
 - Você confia mais na sua amiga do trabalho do que no seu marido
 - Fazem sexo por obrigação e não por amor
 - Você não tem vontade de voltar para casa e vai pra cama só depois que ele dormiu
 - Vocês brigam muito e por assuntos irrelevantes. 
 - Você não se arruma mais para o seu parceiro
 - Vocês não falam mais dos bons momentos vividos no passado
 - Deixam de partilhar desejos em comum
 - O simples fato de imaginar passar o resto da vida com ele já a deixa incomodada 
 - Ele te irrita pelo simples fato de estar ao seu lado


Quantos pontos você fez?

Eu sei que estou tentando deixar o tema mais confortável possível mas a coisa é muito séria.
Se você marcou muitos pontos, tente essas dicas a seguir:

  • Existem maneiras certas e erradas de iniciar uma conversa.- comece sempre em tom de quem quer dialogar e não descarregar. 
  • Procurem um lugar aconchegante, onde tenham a certeza que não serão interrompidos; 
  • Iniciem a conversa lembrando o tempo de namoro, noivado, os pequenos gestos de amor; 
  • Avaliem a sua própria posição (sempre) e não a posição do outro, frente ao dia-a dia de vocês. 
  • Conversem sobre os pontos positivos e os pontos que necessitam mudança ou aprimoramento. 
  • Tracem uma estratégia diária e semanal de fuga da rotina. 
  • Façam um propósito concreto de ser mais atencioso (a), mais atento às necessidades de seu cônjuge. 
  • Não planejem mais do que uma semana, para que tudo seja imediato e presente. 
  • Conversem novamente na semana seguinte, avaliando a semana que passou, e traçando as novas estratégias para a semana. 
  • Repitam sempre esta conversa a dois, separando um dia no meio da semana para saírem só os dois, sem filhos ou amigos, para namorar. Nesta saída é terminantemente proibido tocar em outro assunto que não o amor de vocês dois. 
  • Nesta saída, os amigos não são bem-vindos, pois não se namora a três, quatro... 
  • Dê preferência para a quinta-feira, pois vocês já saem da rotina no final da semana, na segunda-feira, estão felizes pelo final de semana maravilhoso; na terça-feira, idem; na quarta, vocês começarão a entrar em uma rotina; mas aí sairão novamente na quinta para namorar; na sexta-feira se inicia o final de semana e terão tido a semana toda de amor e felicidade. 
  • No final do mês, analisem juntos o que mudou em sua vida a dois durante estes 30 dias. 



Mas, se você já tentou tudo e realmente sente a necessidade de fechar esse ciclo, aqui vão algumas para passar por isso sem grandes traumas:

Esclarecer as razões
Durante o divórcio sofre-se um conflito emocional interno. Em vez de sentir culpa ou culpar o outro é melhor focar-se nas razões pelas quais chegaram ao divórcio. No caso de que tenha sido o outro que pediu a separação, em vez de sentir raiva, tente focar seus pensamentos nos motivos pelos quais ele fez isso, o que o levou a não querer ficar mais com você.


Não procurar culpados
Os divórcios não são 100% causados por um dos cônjuges. É melhor pensar qual foi a sua contribuição para que possa melhorar as futuras relações. Sim, você vai se apaixonar outra vez mesmo que hoje sinta uma vontade absurda de enterrar a cabeça debaixo de um travesseiro e nunca mais levantar. Isso passa.

Aceite as mudanças
Depois do divórcio a vida da gente muda drasticamente. Depende de você se vai ser para pior ou melhor. A melhor maneira de adaptar-se a esta nova etapa é aceitar que nada vai ser como antes e admitir que terá uma transformação.


A dor do final
As aflições da separação podem perdurar por até um ano ou mais dependendo de como você lida com os seus sentimentos. Por isso o melhor é evitar tudo aquilo que lembre a sua relação. Faça novas amizades, vá a locais onde têm muita gente, frequente uma academia só para ver pessoas bonitas que transitam por lá. Evite coisas tristes e locais sombrios.

Divórcio não é fracasso
O divórcio em geral acontece por um problema de má comunicação, inexperiência, diferentes expectativas e inclusive má escolha, mas nunca por fracasso.

Preserve os filhos
A relação do ex com seus filhos é responsabilidade dele. Evite criticar o pai ou a mãe de seus filhos e nunca se intrometa na relação entre eles. Não é porque você está se sentindo mal que ira desejar o mesmo para os frutos de um amor. Afinal foi assim que eles nasceram, certo?.


Dar um tempo
O divórcio deixa uma ferida emocional profunda, motivo pelo qual é preciso ficar só um tempo para aprender a se conhecer e evitar entrar rapidamente de cabeça em uma nova relação. Uma vez superado o processo de cura das feridas, aí sim, é possível procurar um novo relacionamento para buscar uma nova vida a dois.

Medo da solidão
Pode existir um temor em não encontrar uma novo parceiro. Não tente aliviar esse medo com a primeira pessoa que lhe apresentem. Um prego não arranca outro prego; a paciência e uma escolha meditada ajudam a encontrar a pessoa ideal.

Um novo encontro
Ao momento de sair novamente com uma pessoa, o mais recomendável é não contar detalhes do divórcio, nem expressar os ressentimentos acumulados contra o ex.


Ajuda profissional
No caso de que não consiga superar o rompimento, o aconselhável é mudar de vida, de cidade, faça qualquer coisa por você, reinvente-se ou então quando todo o mais não der resultado, procure ajuda profissional.

Para as lindonas que continuam casadas, anotem as dicas para que esse mostro não apareça e para as lindonas que resolveram virar a página, sejam muito felizes na busca de um novo e verdadeiro amor, torço por vocês !!

Quem tiver alguma história sobre separação, mande um e-mail para

alinezanardo@yahoo.com.br


Promento sigilo absoluto !!!


Bjinhuss e até mais !!


Um comentário:

  1. Separação é triste demais, não passei e espero não passar como esposa, mas passei como filha Aline e posso te garantir que sofri duras consequências na vida adulta pelo trauma. Você nunca esquece, sempre que falo no assunto abre um buraco no peito que nunca fecha.
    Tenho meu pai muito presente, mas saber que ele não era perfeito como eu imaginava qdo criança machucou muito!

    beijos

    ResponderExcluir