quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Papo de Mulher: Organizando a despensa

Época de férias é época de sossego e descanso, certo?

Certo!

Mas tb é tempo pra colocar em dia tudo aquilo que não dá tempo no corre-corre do dia a dia né? Como por exemplo, dar aquela BELA organizada na sua despensa né? Afinal é ali que vc guarda (e deve ser mto bem guardado) os alimentos da família!

Se vc tem uma despensa espaçosa, dá pra montar tudo certinho e aproveitar bem seu espaço, se vc, como eu, tem só uma parte do seu armário onde guarda os mantimentos, precisa ficar ainda mais esperta pra caber tudo e deixar em ordem né?

Então, tenho certeza que uma ideia ou outro pode lhe ser muito útil!

Ter um bom estoque na despensa, só é legal se você sabe o que tem nela para poder encontrar as coisas facilmente. Uma despensa organizada, dá mais prazer para cozinhar (já que tudo vai estar ao seu alcance num piscar de olhos). Se você não acha mais um simples pacote de bolachas em sua despensa, é sinal que precisa arrumá-la uma vez por todas e veja como é simples:

Antes de iniciar a organização, retire tudo que tem dentro dos armários de sua despensa, jogue fora os produtos que estiverem fora da data da validade, e passe adiante o que não vai usar. 

Reserve em sua despensa, prateleiras ou setores para cada tipo de alimento, pois assim ficará mais fácil estocar e encontrar os mantimentos que deseja. Não esqueça de deixar os produtos que mais utiliza em lugares de fácil acesso.


Divida os alimentos em categorias:  
Ingredientes para assados.

Cereais e alimentos para o café da manhã.

Biscoitos e similares

Produtos enlatados

Comida do bebê

Mantimentos secos como: massas, arroz, feijão, farinha, etc

Temperos e condimentos

Óleos, azeites e vinagres

Águas e sucos

Guarde as embalagens abertas de biscoito, salgadinhos, arroz, feijão, açúcar e outros mantimentos secos em potes de vidro (não reagem com facilidade à mudança de temperatura, como plástico, por exemplo). 
Identifique os potes de mantimentos com etiquetas e coloque a data de fabricação e validade.
Faça fileiras com os produtos para ajudar a visualizar os produtos pela frente, isto é, os produtos que estão na frente, são os mesmos que estão atrás. Procure observar as datas de validade: as mais antigas ficam na frente e as atuais atrás.
Cole na porta da despensa um bloco de anotações para relacionar os produtos a serem comprados.
Bebidas podem ser dispostas em fileiras na última prateleira por serem mais pesadas. Para guardar garrafas de vinho, deixe-as sempre deitadas para que a rolha não seque e a bebida  não estrague. Uma ideia otima é improvisar uma adega para os vinhos usando canos de PVC, ficam organizados e muito original!
Cebola e alho devem ser guardados em cestas, e nunca em recipientes fechados, pois abafam e aceleram sua deteorização.
Aproveite melhor os espaços,  instalando produtos organizadores, eles além de organizarem, eles facilitam na hora da procura.
Cuidados importantes

Os alimentos devem ser guardados em local limpo e organizado, procure manter o estoque adequado e necessário de alimentos, sem exageros.

Não guarde farinha de trigo integral na despensa, pois ela precisa de refrigeração para não ficar rançosa.
    
 
Fonte: Organize sem Frescuras!

Bjoooos!!!!



Um comentário:

  1. Ótimas dicas, estou precisando organizar a minha!

    beijos

    ResponderExcluir