quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cuidados com a saúde no verão

Verão, férias... ê coisa boa hein!

Mas é tanta praia, piscina, festas, agitação que vc não pode se descuidar do mais importante: sua saúde!

Tenho certeza que todo mundo está aí cheia de cuidados com a pele, com os cabelos, mas está cuidando direitinho do seu organismo?!

Então fique atenta a esses 4 cuidados básicos pra curtir seu verão cheia de saúde!


NÃO SUBSTITUA NENHUMA REFEIÇÃO

A troca de refeições por sucos, sopas ou shakes não oferecem à mente e ao corpo a sensação de real saciedade, pois esta é estimulada também pelo processo de mastigação dos alimentos, quando ocorre a liberação de hormônios que lhe farão sentir-se satisfeito e com a sensação de que se alimentou.
Além disso, substituir uma refeição como almoço, jantar por caldos, sopas, sucos, shakes não é possível por muito tempo por mais esforço que haja, pois o corpo sentirá falta de nutrientes e vitaminas que são essenciais à saúde e não são supridas apenas por essas fontes. Assim, não é um método duradouro .

HIDRATAÇÃO

Nosso corpo é formado de 70% de água, para um indivíduo chegar a desidratação, é porque não tem hábito de se hidratar regularmente, talvez não tenha uma alimentação rica em vegetais e frutas.
Dependendo do grau de desidratação o indivíduo poderá chegar ao óbito, pois todas as suas funções fisiológicas ficam comprometidas.
O consumo dos alimentos essenciais (verduras, frutas, legumes, cereais integrais) na forma de sopas, sucos, vitaminas, shakes, podem contribuir para a hidratação e fornecer e fornecerem nutrientes importantes como: carboidratos, vitaminas e minerais.

SISTEMA IMUNOLÓGICO

A exposição solar a qual nos submetemos nessa época propicia a formação de mais radicais livres em nosso organismo, pois o aumento da temperatura corporal além do habitual faz com que nosso corpo se desgasta e trabalhe mais para conseguir manter todas suas funções regularmente, assim, o excesso de sol pode se tornar mais um fator de estresse ao organismo.
Como todos radicais livres, devem ser combatidos com cargas de antioxidantes, pois a atuação livre deles podem afetar o sistema imunológico gerando infecções, aparecimento de vírus, resfriados. Assim, um antioxidante poderoso para fortalecer nosso sistema imune é a Vitamina C. Ela vem sendo associada a efeito protetor contra os radicais livres sob a ação da luz em fluidos ou tecidos oculares.


PROTEÇÃO SOLAR
Cada nutriente ou fitoquímico desempenham funções específicas em nosso corpo, porém há alguns que possuem maior propriedade funcional no que se refere a proteção e prevenção dos prejuízos que podem ser causados pela maior exposição ao sol.
É importante o consumo de vitamina C para combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular; a vitamina E que atua de forma sinérgica com a vitamina C na pele; o ômega 3 que mantém a hidratação da pele e tem ação antiinflamatória. O ômega 6 também ajuda na hidratação porque fornece ceramidas que são as gorduras que lubrificam a pele. Essencial uma dieta que contenha polifenóis, presentes no caqui, no chá verde, que aumentam a resistência da pele contra os raios solares. Além, é claro dos alimentos que são ricos em fitonutrientes com ação fotoprotetora como, por exemplo, a luteína presente no espinafre.

Dicas super fáceis pra todas voltarem do verão ainda melhores que antes, combinado?

Bjoooos!!!!


3 comentários:

  1. Oi flor.. td bem??
    Hoje eu vi o recado q vc deixou no blog da Carla..
    e vim fazer a minha parte, até pq vc citou uma frase q usei na minha postagem 'vc pd ser a próxima vítima'.. e infelizmente ou felizmente, o q vc encontrou no blog dela, são apenas as postagens de autoria dela..
    Graças a Deus ela se conscientizou e deletou todas as postagens de plágios q tinham no blog.. inclusive a do Cruzeiro.. a q está lá no blog dela, é a postagem q ela fala q vai sair em lua de mel, a postagem plágio tbm foi deletada... e fico feliz por isso..
    É uma forma dela reconhecer q errou, e tentar consertar as coisas...
    Espero de vdd q ela tenha aprendido a lição, e q de agora em diante, ela use a própria criatividade...
    Desculpa vir aqui, mas me sentir obrigada a esclarecer, que não preciso dar ibope pra ngm no meu blog, e nem muito menos denegrir a imagem de qualquer pessoa, se eu escrevi q era plágio, é pq se tratava de plágio..

    desde obrigada pela atenção.!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas ainda mais para noivas desobedientes como eu...kkkk

    http://casoriofeitoamao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir