segunda-feira, 21 de maio de 2012

O vilão: Cartão de crédito !!

Bom dia !!

Plena segunda e eu em casa, uma pequena ponte pois amanhã é feriado em Santa Rita do Passa Quatro, onde trabalho pois é dia de Sta Rita de Cássia !! Sim, essa é uma das vantagens de ser funcionário público, rsrrss

Bom hoje venho com um assunto que nós mulheres especialmente amamos!!
Ele:

Que atire a primeira pedra quem nunca parcelou em zilhões de vezes aquele sapato lindo de viver graças a esse coleguinha aí ....

Mas se não soubermos usar, esse bonitinho pode se tornar um grande vilão capaz d enos trazer dores de cabeça enormes!!

Então para que não viremos vítimas dos juros absurdos e das armadilhas da administradoras do cartão um pequeno texto:

O crédito fácil conseguido com os cartões de Crédito pode ser apenas mais uma armadilha para endividar o consumidor, pois a disponibilidade do Crédito sem ter que passar por aprovação nos cadastros de lojas instiga o consumidor a parcelar compras e muitas vezes entrar num caminho sem volta.
O disfarce do crédito fácil esconde juros estratosféricos cobrados pelas operadoras de cartões, e pior, quando se compra algo com o cartão de crédito, se não for pago o valor integral da fatura, a incidência de juros pode fazer a dívida aumentar exponencialmente até o momento em quer o consumidor não consegue mais pagar as contas e cai nos cadastros do SPC e SERASA.
Como é grande o número de consumidores inadimplentes, as taxas de juros têm justificativa de serem tão altas, pois quem paga as contas com atraso paga também a conta de quem estoura o orçamento e não consegue mais pagar.
A principal armadilha dos cartões de crédito é o pagamento do “mínimo”, que na verdade é um valor simbólico diante da dívida e que serve somente para enriquecer as operadoras de cartões de crédito.
Agora se você já passou do ponto do pagamento do mínimo de seu cartão de crédito e não consegue pagar de jeito nenhum, é perda de tempo tentar negociar com as operadoras, pois elas irão cobrar 2, 3 vezes ou mais ainda o valor da sua dívida original e não adianta querer negociar, pois com elas não tem acordo. Pelo menos no início da dívida.
Quando chegar a esse ponto, é mais fácil esperar por um ou dois anos até que a operadora de cartão faça uma proposta aceitável para quitação, quanto mais passa o tempo maior fica o desconto oferecido, porque se passar de 05 (cinco) anos, a dívida prescreve e a operadora de cartão de crédito não tem mais meios para cobrar a dívida, mas a dívida continua existindo, só não pode ser cobrada por via judicial e também não pode mais ser colocada nos cadastros do SPC, SERASA e nem pode ser protestada, ou seja, a dívida não aparece mais em lugar nenhum, mas com aquela operadora de cartão de crédito não haverá mais possibilidade de conseguir crédito enquanto a dívida não for quitada.
Se achar interessante em quitar essa dívida após o prazo de 05 anos ofereça um valor simbólico, pois normalmente as operadoras de cartão de crédito aceitam qualquer coisa para não perder a dívida e após isso acabam concedendo novo cartão de crédito para o devedor.
É importante também sempre prestar atenção aos pagamentos dos cartões de crédito, pois existem muitos casos de consumidores que anteciparam o pagamento e o banco cobrou novamente a mesma fatura e segundo o código de defesa do consumidor a cobrança em dobro dá direito a restituição em dobro, e em alguns casos até danos morais. Existem também os bancos que ao notarem o vencimento do cartão de crédito e a insuficiência de fundos na conta do correntista, disponibilizam limite sem autorização do consumidor, essa é outra prática que dá direito a indenização por danos morais e materiais.
 
E acima de tudo é preciso lembrar que a fatura sempre vem no final do mês né gente?!?!
Sim, pois já vi gente que gasta feito louco no cartão pois não precisa desembolsar grana na hora, mas esquece que depois tem que pagar...
 
Sim, eu tb confesso que já usei em determinados momentos para satisfazer alguma vontade consumista, o que não pode é virar hábito e estourar o orçamento todo mês!!
 
Beijos e uma boa semana !!

3 comentários:

  1. Ai, amiga, que delícia! Aproveita mto o feriado!

    Eu sou mto "gastadeira" então nem posso ter cartão de crédito! kkk

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lah eu tb, quem cuida do que tem limite grande é marido, ando com um apenas para coisas do dia a dia,é a saída para não cair nas tentações !!

      Excluir