quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Papo de Mulher: Segurança na cozinha

Pois é, esse assunto pode ser banal, mas só quem já se casou sabe como é difícil "assumir" uma cozinha logo nos primeiros dias, até adquirir prática... e o pior, pode não parecer, mas uma cozinha é um local cercado de perigo, e qualquer descuido pode virar tragédia.

E é pensando na segurança das minhas queridas amigas recém-casadas ou que não tem tanta prática na cozinha, que trouxe essas dicas de segurança nesse ambiente.

Confira e siga a risca!

1. Se o óleo de cozinha pegar fogo, não jogue água e nem tente remover a panela do fogão, isto vai espalhar o fogo. Tape a panela com uma tampa ou utilize um extintor de incêndios adequado, caso você tenha um.

2. Não deixe as panelas no fogão ou formas no forno ligado para fazer outras atividades fora da cozinha como, por exemplo, atender ao telefone. Além de queimar o alimento, pode-se também causar grandes acidentes, como incêndio.

3. (IMPORTANTE - Já vi mtos casos de acidentes com panelas de pressão!) Quando utilizar a panela de pressão procure acrescentar no mínimo de água necessário para que o líquido não seque antes do cozimento do alimento ou, do contrário, não transborde ao ferver, entupindo a válvula de segurança. Esta válvula age quando a pressão interna atinge um ponto perigoso. É muito importante mantê-la limpa e desentupida, para que o vapor saia livremente, evitando o risco de explosões.

4. Mantenha afastados panos de pratos, toalhas, potes plásticos ou outros objetos do botijão, da tampa do fogão e também de eletrodomésticos que emitam calor, como as torradeiras e grill. Com o calor liberado, eles podem derreter ou incendiar.

5. Sempre abra a porta do forno antes de acendê-lo. Desta forma, você não acumula gás na cavidade do aparelho e também pode verificar se a chama está realmente acesa. Esta simples dica pode salvar sua vida evitando o vazamento de gás e o risco de explosão.

6. Antes de serem colocados no microondas, nunca se esqueça de perfurar com um palito ou com um garfo todos os alimentos com casca ou película, como batatas, pimentões, ovos, salsichas, entre outros. Estes furinhos ajudam na saída dos vapores que se formam dentro deles. Caso contrário poderão explodir dentro do forno.

7. Para o cozimento prolongado de alimentos no microondas, dê preferência aos utensílios de vidro, cerâmica e porcelana refratários, eles suportam melhor e são mais resistentes à altas temperaturas. 

8. Utilize um avental e sapatos fechados que ajudam a proteger o corpo contra fogo, água e sujeira. Quem tem cabelo comprido já sabe, é medida de higiene e segurança prendê-lo.

9. Facas e materiais cortantes devem estar bem guardados.Todo cuidado é pouco ao usar a faca e objetos cortantes. Você evitará cortes e pequenos acidentes se estiver atento a faca e as suas mãos. Uma boa dica é utilizar uma faca de mesa (aquela de ponta arredondada) ao invés das afiadas.

10. Muito cuidado com o forno e o fogão. O indicado é que se fique perto do aparelho somente o tempo necessário para o preparo da sua receita. 



BJOOOS!!!

Um comentário: