quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sessão Terapia... de Casal

Bom dia minha gente, tudo bem?
Eu adoro series, e estou gostando bastante de uma em participar, que por sinal é brasileira, e que passa no canal pago GNT - Sessão de Terapia.

Nunca viu? Leia a sinopse do programa retirada do próprio site oficial: 

"Ambientada num consultório de psicanálise, a série de ficção acompanha o dia a dia profissional e pessoal do terapeuta Theo, interpretado por Zé Carlos Machado. Exibida diariamente, cada episódio da trama será marcado pela história de um de seus pacientes e o último episódio da semana trará sempre uma avaliação do terapeuta Theo feita por sua supervisora Dora, papel de Selma Egrei. Dirigida por Selton Mello, a trama é uma versão brasileira da série israelense "Be Tipul", de Hagai Levi, sucesso de audiência e crítica em 30 países."

Deu para entender um pouco né? 
Mas o que isso tem a ver com o tema de hoje? 
Elementar meu caro "Froid" !!!
Em um desses dias da semana, o personagem do terapeuta atende um casal, que está até o limite sobre o fato de continuar uma gravidez ou não. 
Mas sobre esse tema irei falar em uma outra hora. 
A questão de hoje é a seguinte: 

Você já fez ou pensou em fazer uma Terapia de Casal? 



As vezes as pessoas acham que a terapia serve só quando estamos com problemas ou como ultimo recurso antes de uma separação, mas isso não é verdade !!
Quando se procura um especialista para ajudar a conciliar a vida a dois sem preder a sua individualidade, estamos mais do que unidos, estamos vivos para a relação. 

É claro que a qualquer briga como "ele deixou a toalha molhada em cima da cama" , "ela rouba meu cobertor a noite", não são motivos para participar de uma Terapia de Casais. 
A ideia desse processo, que conta com a participação de um psicólogo é ajudar a casal a não deixar que essas brigas bobas se tornem algo insuportáveis no futuro. 

E como saber a hora de fazer uma terapia? 



Quando você perceber que algo não está bem, mesmo que a principio vocês não briguem todos os dias. Sabe um desconforto, uma coisa que você não sabe o quê é mas que não te deixa feliz? 
Aí é hora de contratar um especialista !!

Além do benefício de fazer com que o casal se reúna e discuta a relação sem brigas exageradas, gritarias ou xingamentos, a terapia de casal pode ser o caminho que leva o homem e a mulher a refletirem sobre suas atitudes, maneira de falar e agir com o outro, além de abrir os olhos para soluções que pareciam impossíveis.

No consultório, muitos casais chegarão ao consenso de que brigar não é totalmente ruim, afinal é com conversa que se coloca o ponto de vista e se entende e respeita o outro, o ruim é a maneira como se briga, as discussões fazem com que os casais se desrespeitem, falem palavras que magoam e que nem são verdadeiras, mas fluem no momento de raiva.

A função do terapeuta não é dar respostas prontas ao casal ou ditar regras que devem ser cumpridas. Há casos de casais que descobriram a traição um do outro e procuram o terapeuta para saber como lidar com a situação, nesses casos, o profissional vai criar condições para que o próprio casal descubra o que farão dali em diante, segundo seus próprios desejos e vontades.

E qual o valor das sessões? 

Normalmente as consultas com terapeutas duram seis meses, dependendo do avanço do relacionamento do casal, com encontros semanais para acompanhamento do quadro. Em São Paulo, o preço médio por cada sessão é de 200 a 300 reais, um investimento alto, mas que pode salvar uma vida inteira a dois.

Mas eu não tenho como pagar, o que fazer? 


Muitas são as opções para que o relacionamento não seja empurrado com a barriga.
Anote algumas para não perder o amor de sua vida: 

Ler o livro 
Relacionamento Amoroso: 
Como Encontrar sua Metade Ideal e Cuidar Dela 
Ed. Publifolha








Anote essas dicas: 
  • Aprenda a respeitar e administrar a sua relação;
  • Evite conflitos com a família dele
  • Mantenha sua autoestima e ajude o parceiro a manter a dele também
  • Admire o seu parceiro
  • Saia com as amigas e deixe ele sair com os deles, a individualidade dá força para o casal.
  • Mesmo com filhos, planeje momentos íntimos só para o casal. 
  • Cuide de sua aparência
  • Evite o tédio e esteja sempre de bom humor
  • Converse e saiba escutar o que o outro diz
  • Faça plano de curto e de longo prazo (viagens, compras para a casa, passeios...) são ingredientes indispensáveis para manter viva a chama do amor !!!

Semana que vem eu volto com algumas dicas e sugestões para passar momentos inesquecíveis com o seu companheiro... 
Bjinhuss e Até mais !!






Fonte de pesquisa:
Revista Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário