sábado, 27 de outubro de 2012

Desfazendo 8 mitos sobre sexo

Bom dia!!

Sei que o título do post parece aquelas chamadas da revista Capricho, mas sempre que vou procurar algo para falar aqui acabo me deparando com algumas dúvidas que pairam no ar até hoje.
Muitas de nós, e eu me me incluo nessa, acabam tendo vergonha de perguntas para os outros e muitas vezes para o médico, eu mesma já sofri desse mal, hoje já consigo conversar abertamente com a ginecologista, mas acho que o fato de estar casada ajuda muito, pois fui criada de forma rígida nesse aspecto e agora me vejo livre para tratar o assunto de forma adulta.

E por essas e outras hoje trouxe alguns mitos até bobos, mas são os tops quando se trata do assunto:



Mito 1: Sexo faz mal a saúde
O sexo faz muito mais do que apenas fazer você se sentir bem. Estudos têm mostrado que o sexo regular está associado a um sistema imunitário melhor, um coração mais saudável, e um risco reduzido de certos cânceres. Além disso, já foi provado que o sexo baixa os níveis de estresse e até mesmo queima calorias - uma mulher com 68 quilos queima cerca de 90 calorias durante 30 minutos de sexo.

Mito 2: Você não pode engravidar na primeira vez que tiver relações sexuais
Sempre que você tem relações sexuais, há um risco de gravidez. Claro, usando contraceptivos, como pílulas anticoncepcionais e preservativos, você reduz significativamente este risco. Independente se é sua primeira ou sua 500ª relação sexual, se uma mulher está ovulando, há uma possibilidade de gravidez, mesmo que o homem retire o pênis antes da ejaculação (ver Mito 8).

Mito 3: Masturbação causa acne e outros problemas de saúde
Existem vários mitos que cercam a masturbação - que causaria infertilidade, acne, e até mesmo cegueira. No entanto, pesquisas nos mostram que nada disso é verdade. A masturbação pode ser parte de uma vida sexual normal e pode até deixá-lo se sentindo mais à vontade com seu próprio corpo.

Mito 4: Sexo oral é mais seguro do que o ato sexual propriamente dito
Mesmo que uma mulher não possa engravidar através do sexo oral, há um grande risco de contrair várias doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo a AIDS, hepatite B, sífilis e o papilomavírus humano (HPV). A única maneira de prevenir completamente a DST é praticar a abstinência ou estar em um relacionamento monogâmico com alguém que não está infectado. Para reduzir o risco dessas doenças, use camisinha toda vez que você praticar em sexo oral.

Mito 5: A pílula faz você ganhar peso
Uma das maiores preocupações que as mulheres têm quando tomam a pílula é que ela pode levá-las a ganhar peso. No entanto, vários estudos mostram que é improvável que pílulas anticoncepcionais façam você engordar. Podem, no entanto, fazer com que você retenha água, especialmente em seus seios, quadris e coxas, fazendo você se sentir um pouco mais pesada. Isso é mais comum nos primeiros meses em que se está tomando uma nova pílula. Converse com o seu médico, caso você perceba um ganho significativo de peso.

* Gente esse acho que é o top, porque ainda esses dias ouvi isso de uma amiga que é bem mais velha que eu, ou seja muitas mulheres acham que ganham peso por causa da pílula e isso não é verdade, é só vc procurar uma que se adeque a seu organismo.

Mito 6: Os preservativos protegem contra todas as DSTs
O uso de preservativos pode reduzir significativamente o risco de contrair uma DST. No entanto, o erro humano pode alterar sua eficácia. Se o preservativo se romper ou rasgar, você terá risco de contrair uma DST, como herpes e papiloma vírus humano (HPV), que são adquiridas através do contato pele-a-pele. Entrar em contato com áreas não cobertas pelo preservativo pode também colocá-lo em risco.

Mito 7: A disfunção erétil faz parte do processo de envelhecimento
Embora a disfunção erétil se torne mais comum com a idade, não é uma parte inevitável do envelhecimento, e os homens jovens também podem ter problemas com o desempenho sexual. Para que um homem tenha uma ereção, cérebro, hormônios, emoções, nervos, músculos e vasos sanguíneos devem trabalhar todos juntos.Fatores psicológicos como o stress e a depressão, bem como condições crônicas como diabetes e doenças cardíacas, podem afetar o desempenho. Até mesmo fatores relacionados ao estilo de vida do homem, como beber álcool e fumar, podem afetar seu desempenho sexual. A melhor maneira de prevenir a disfunção erétil é manter-se saudável: tendo uma dieta nutritiva, fazendo exercícios regularmente e mantendo um peso saudável.

Mito 8: O método do coito interrompido é uma forma eficaz de controle de natalidade
Como todos os métodos de controlo de natalidade, a sua eficácia depende das pessoas que o utilizam. Retirar o pênis no tempo correto exige paciência e prática, e mesmo quando este procedimento é realizado corretamente todas as vezes, ainda existe risco de gravidez. A pré-ejaculação, pode conter espermatozoides, o que pode causar a gravidez, e usar o método do coito interrompido não o protege de doenças sexualmente transmissíveis.

Ah se vocês tiverem alguma sugestão para próximos posts deixem, por favor!!
beijos

2 comentários:

  1. Ótimas dicas.
    Lindo fim de semana pra vc.
    bjinhus

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas, eu fico pasma que tem gente que tem essas duvidas ainda, mas o pior não é ter duvida e sim ter vergonha de procurar saber !!!! tenso ....

    ResponderExcluir