quarta-feira, 14 de março de 2012

Quem tem ciúme levanta a mão ?

Bom Dia !!!!

Tudo bem ??

Trouxe um tema complicadinho mas que eu tenho certeza que faz parte da vida de toda a relação, seja ela de amor ou até mesmo de amizade.


Primeiro vamos entender o que significa essa palavrinha.
Segundo consta no nosso amigo Aurélio o ciume é ...


s.m. Emulação, inveja; zelo de amor. / Pesar, despeito por ver alguém possuir um 

bem que se desejaria ter: o ciúme o atormenta. / Receio de que a pessoa amada 

se apegue a outrem.


ou seja, aquela vontade louca de matar seu companheiro só pelo simples fato de ele estar conversando com a gostosona da vizinha !!!

PARA TUDO !!

Tudo bem que as vezes esse sentimento se faz presente quando vemos algo que não queremos perder distante de nossas mãos mas a querer brigar ou começar um barraco por causa disso , já é loucura né ??

Esse sentimento acontece em diversos campos de sua vida:  aquele que sentimos pelas nossos objetos pessoais, o ciume entre irmãos, o ciume de um amigo , mas aqui iremos falar sobre o ciume no campo amoroso.

Sabemos que o ciume está ligado ao medo ou insegurança de perder algo ou alguém, e é por causa desse sentimento que as vezes perdemos o controle de nossas ações. Já até escutei por ai que um "ciumizinho" de leve no relacionamento serve para apimentar um pouco a relação , mas como todo tempero, se exagerar na dose pode estragar anos de amor e união.

O que devemos prestar muita atenção é se o companheiro de anos apresenta o chamado "ciume patológico" , pois é , o ciume pode ser uma doença sim !!!
Mas como fazer esse primeiro diagnóstico ?

Simples !! O limite aceitável do ciúme é não desconfiar ou impedir o que a outra pessoa quer fazer", conta a psicóloga Sabrina Patto. Como eu disse lá em cima, o ciume está associado a insegurança, portanto, se você é uma pessoa que confia no seu taco e tem total confiança em seu parceiro , pra que se preocupar !!
Agora se você , mesmo sendo super autoconfiante, ver que o parceiro quer controlar sua vida , abra o olho. "A partir do momento em que há essa tentativa de controle, o ciúme já passou do limite aceitável", completa.


Se o maridão começar a implicar com as roupas que você usa, começar a investigar seu email e seu celular, implicar com seus amigos e com os lugares que você frequenta , tá na hora de sentar e conversar muito a respeito. Caso nada disso funcione , o jeito é encerrar a relação.  "Se há desconfiança, há algo errado, seja nas atitudes concretas do outro, seja no sentimento de que se pode perder o outro a qualquer momento".


Mas óhh mulherada , nós mulheres devemos fazer a nossa parte , né ? Devemos mostrar ao nosso companheiro que somos confiáveis e fazer por merecer. "se o ciúme for menos intenso, a mulher sempre pode reafirmar seu afeto por ele, dizendo e demonstrando o que sente por ele e mostrando através de sua postura que é confiável e que esse relacionamento é importante".


E se mesmo assim , nada disso funcionar , e ficar comprovado que seu maridão tem o ciume patológico , creio que não a muito a ser feito por você , e sim por ele, através de tratamentos ou até mesmo reconhecendo que exagerou na dose. 


Ok , legal ... ele começou o tratamento, está mais calmo , tudo as mil maravilhas ... certo ?? 


NÃO !!!


Você também não deve baixar a guarda ... nada de ceder aos caprichos e aos pedidos dele , "Isso dará a ele a idéia de que tem o poder de controlar suas atitudes e sua vida o que a longo prazo pode gerar um isolamento da mulher e dependência do homem, o que tornará mais difícil sair da relação quando ela já não quiser ser mais controlada", conclui.


Com uma boa conversa e muito bom senso a união continua e as rugas de preocupação , tanto suas quanto as deles ficaram no passado. 


Ahh  lindona ... essas dicas valem para você também viu ... nada de ficar bisbilhotanto a vida dele e a privacidade do maridão. Já falei sobre isso aqui !!

E para fechar o post , uma tirinhas para vocês :

Bjuuuuuu




Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/ciume-exacerbado-como-lidar-3-1-30-760.html

2 comentários:

  1. É, este assuntinho complica a vida de muitos casais. Mas, moderado, até que é gostosinho!

    beijos
    aindaexistemhistoriasdeamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, amiga, esse é um assunto complicado pra mim!
    Já fui mega ciumenta, no começo do namoro sofri demais!
    Hj tento me controlar mais! hehe

    Bjos!!!

    ResponderExcluir