segunda-feira, 19 de março de 2012

Dicas para economizar na construção parte 2


Boa tarde queridas!!

Continuando as dicas sobre economia, hoje vou colocar umas dicas para quem está reformando!!

Para se obter mais economia na obra é imprescindível que se saiba exatamente o que se quer fazer. Do contrário, é como ir ao supermercado sem lista: acabamos comprando coisas que não precisamos e só depois nos damos conta.

Com planejamento sempre dá certo. Não há atraso no cronograma nem gastos desnecessários. Nada de gastos exagerados. É um princípio a ser seguido. Não vivemos em um mundo onde cabe o desperdício. Os espaços devem ser projetados pensando no aproveitamento a longo prazo.

1. Planejamento é tudo
Depois do projeto bem definido, você precisa ser objetivo no que precisava ser comprado. Nessa fase, é importante montar um cronograma abrangendo todas as atividades a serem realizadas e data-limite para compra de cada material. Para isso, o trabalho de pesquisa de preços anterior à obra é muito importante. O cumprimento do cronograma é fundamental para que a obra não encareça.

2. Mão de obra de confiança
Contratar um profissional em período integral é uma ótima idéia, pois durante a semana, ele pode dormir no local. É importante que seja de confiança dos proprietários. Dessa forma o funcionário coordena os demais, recebe e controla o uso dos materiais. A opção é bem mais barata do que entregar o trabalho a uma empreiteira.

3. Quebrar as paredes certas
A primeira ação concreta da obra é a demolição das paredes que não interessam. O estudo das alvenarias a serem demolidas é fundamental. Se por ali passarem encanamentos, será preciso gastar mais com a realocação das tubulações. Se as paredes exigirem reforços estruturais, os gastos também aumentarão.

4. Instalações em dia
As instalações elétricas e hidráulicas precisam ser revistas. Um serviço mal feito de hidráulica e elétrica pode ser muito dispendioso. A revisão geralmente é feita durante a fase da quebra das paredes. O bom mestre de obras nessa hora ajuda muito. Ele acompanha tudo de perto, o tempo todo.

5. Revestimentos em conta
Produtos de boa qualidade podem ser encontrados com valores acessíveis. "Nesse caso, usando criatividade é possível conseguir uma obra também econômica em relação a materiais.

Dica minha:
Nós estamos nos programando para fazer a garagem e sala aqui de casa, para isso quando fizemos a casa já deixamos tudo esquematizado para a ampliação, o que ajuda a economizar e a diminuir o quebra-quebra !!
Então para quem vai construir com intenção clara de aumentar pense nisso !!

Beijos e boa semana !!

3 comentários:

  1. Su, quero mto reformar o apê daqui no máx 2 anos, quero pintá-lo todinho e trocar algumas coisas simples, portas, piso... vou guardar suas dicas aqui!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. É uma boa idéia dar dicas de economia, afinal são tantos desperdícios... bjs

    ResponderExcluir