segunda-feira, 12 de março de 2012

Dicas para economizar na construção parte 1


Boa tarde meninas!!

Hoje vim tarde postar, uma correria só atrás das coisas para a minha declaração de imposto de renda que cheguei tarde em casa, aí fui fazer um almoço para mim e lavar roupa ainda !!

Semana passada pedi uma dica do que vocês gostariam de ler aqui na sessão de finanças e uma leitora me pediu sobre construção.
Quem está construindo, reformando ou ampliando que é meu caso sabe bem o quanto isso gasta, o quanto são enormes as opções, bem como as variáveis de valores.

Como encontrei vários artigos interessantes, vou dividir em alguns posts para não ficar cansativo.
Vamos lá ?!?!

Primeiramente se ainda não tem um terreno pesquise com uma empresa de sondagem para que ela veja se  ele tem um solo em boas condições, se sim você economizará com a terraplanagem e fundações, agora se caso tenha um terreno e ele é acidentado você pode fazer a terraplanagem, mas quem deve decidir isso é o projeto arquitetônico que pode tirar proveito da inclinação e dos acidentes naturais do local, se o terreno estiver em situação de declive solução pode ser a utilização de uma estrutura independente.

Se possível contrate um arquiteto e diga a ele quanto pretende gastar com a construção.

Revise os projetos da casa e esteja sempre presente sairá muito mais barato olhá-lo e mudá-lo, do que derrubar paredes no meio da obra.

O telhado é um dos itens que proporcionam maior gasto em uma construção, mansardas e outros recortes no desenho requerem mais gastos com materiais e mão-de-obra.

Construir o banheiro e a cozinha no mesmo local possibilita que economize com canos e tubulações de água e esgoto.

Construir partes como adega e salas de jogos só deve acontecer se realmente forem utilizados.

Depois que seu projeto estiver completamente pronto é necessário um planejamento da obra, elaborada em conjunto com o profissional responsável, uma planilha pode registrar a ordem de execução dos serviços, duração e custo de cada fase evitando gastos com mão-de-obra ou materiais não necessários.
De preferência por contratar mão-de-obra que seja indicado por algum amigo ou parente e se
puder dê uma olhada em um trabalho já feito por esse grupo.
Quando se tem um empreiteiro ele trata de pagar a todos os funcionários, se a administração da obra não contar com esse profissional, você deve estabelecer um contrato por escrito com os operários, especificando o serviço que se espera deles, o prazo e o valor. Não se esqueça de recolher o INSS dos trabalhadores, caso contrário esse valor terá que ser acertado uma só vez ao requerer o Habite-se à prefeitura, isso evitará futuros problemas com a justiça.
Os materiais devem ser pesquisados no máximo de lojas possíveis, e em todas elas pegue um orçamento por escrito que vai te poupar tempo e poderá comprovar em outra loja que foi te oferecido os materiais por devido preço, importante não se esquecer de incluir o frete no orçamento. Se algum visinho estiver construindo por perto tente fazer compra conjunta com ele, e o preço sairá muito mais baixo pela grande quantidade de materiais.
Evite comprar materiais da moda. Os tradicionais, além de mais baratos são fáceis de repor futuramente.

A fonte do texto é desse site aqui .

Espero que as informações sejam utéis !!

Beijos e boa semana !!

3 comentários:

  1. Olá Suzy! Noossa que alegria em ver essas dicas! Fui uma das que sugeri, pois só quem está constrindo ou reformando, sabe o quanto é difícil $$$$$$! E temos que estar atentos à qualquer dica p/ economizar!! O seu post abordou muito bem sobre o planejamento (uma das partes mais importante, na minha opinião).O planejamento da minha casa foi realizado nos mííínimos detalhes, estamos realizando a obra fielmente conforme a planta, sem mudar absolutamente nada.
    Muito bom!! E obrigada por nos atender tão prontamente! Fico no aguardo da parte2. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou !!
      Qdo construí minha casa tb fomos fiéis ao planejamento, é essencial para ñ gastar atoa!!

      Beijos

      Excluir
  2. Oi linda, sei bem o que é isto, obra gasta demais, eu não vejo a hora de ver a minha casinha pronta, mas o meu problema está sendo mais no pedreiro, o cara enrrola demais, e o material que ele previu já usei quase o dobro, não vejo a hora de terminar.

    Beijos

    ResponderExcluir