quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Papo de Mulher: Segredo de beleza caseiros

Bom dia, amigas!

Já pensou em poder cuidar de sua beleza e deixar os cabelos, a pele, e o corpo ainda mais lindos, sem sair de casa, usando ingredientes que vc pode achar aí mesmo?

Pois é, cuidar da beleza em casa pode ser uma boa saída na hora de dar aquela economizada no mês.

Mas vc sabe como? Não! Então fique de olho nessas dicas espertas e mãos a obra!

Apesar de ser uma delícia (e eficaz), pouca gente tem tempo de preparar receitas caseiras para cuidar da pele e do cabelo. Tirar um dia para uma sessão de beleza em casa, também pode ser um pouco difícil de incluir na rotina semanal. Mas não é por isso que não vale a pena prolongar um pouco mais aqueles momentos que a gente dedica aos cuidados diários, como a hora do banho, por exemplo. “Se considerarmos os cuidados essenciais com rosto, corpo, pés e mãos, incluindo o banho, não demora mais de meia hora. Portanto, adotar os passos básicos para manter a pele saudável e bonita requer pouco tempo, dinheiro e habilidade, o importante é ter disciplina”, lembra a engenheira química, Sonia Corazza, de São Paulo, consultora de desenvolvimento de produtos da área cosmética.

A ideia é justamente aproveitar o arsenal de produtos disponíveis no mercado para se cuidar. Hábitos simples como lavar, tonificar e hidratar o rosto – ritual básico, às vezes deixado de lado – duas vezes ao dia já garante uma pele bonita e saudável. “Células mortas quando se acumulam pela falta de higiene regular em longo prazo deixam um aspecto grosseiro e a pele fica cada vez mais sem viço e sem brilho”, justifica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo.   O roteiro pode ser muito agradável e o segredo é simples: fazer regularmente. “Realizar os procedimentos diários esporadicamente não traz resultados e alguns hábitos, mais que outros, precisam de cuidado redobrado como aplicar filtro solar e sempre retirar a maquiagem antes de dormir”, ressalta a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, que destaca ainda a aplicação do creme específico para a área dos olhos e do hidratante ou antiidade no rosto, colo e pescoço, como tratamentos diários essenciais.


Para os cabelos...

Fios hidratados no banho
Lave os cabelos, aplique condicionador ou uma máscara de tratamento e coloque uma touca plástica até o final do banho. Antes de desligar o chuveiro enxágue retirando completamente o produto. Os fios ficam mais hidratados e favorece o brilho, explica o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro. 
Fios mais limpos
Em um recipiente dilua o seu xampu habitual com água, em partes iguais, e use normalmente. A diluição faz com que o processo de limpeza seja mais eficaz, pois não deixa resíduos acumulados. Esse processo ainda deixa os fios soltos e com mais brilho, explica a cosmétologa Cris Dios, proprietária do salão Laces and Hair, de São Paulo. O condicionador também deve ser diluído (mesma proporção) e aplicado nas pontas dos cabelos, nunca perto da raiz ou no couro cabeludo.
Hidratação máxima
Para otimizar a ação hidratante das máscaras capilares, uma vez por semana, lave os cabelos antes com xampu de higiene profunda?, ensina Sonia Corazza.
Óleo de argan neles
Esquente uma colher de sopa de óleo de argan no microondas e passe nos fios (evite a raiz). Deixe agir por uma hora e depois lave os cabelos normalmente?, ensina o cabeleireiro das famosas Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair Design. Aqueça uma gota de óleo de argan esfregando uma mão na outra e aplique nas pontas dos cabelos limpos e secos. Funciona como um leave-in hidratante poderoso, acrescenta o expert.
Fios soltinhos e com brilho
Experimente fazer o último enxágue com água mineral que, por ser uma água mais pura (sem cloro), deixará o cabelo mais solto e brilhante
Couro cabeludo saudável
Um cabelo bonito e saudável tem relação direta com a limpeza e saúde do couro cabeludo. Por isso a região exige periodicamente uma limpeza profunda. Uma vez por mês deve-se fazer uma esfoliação com um produto próprio para esse fim, aconselha Cris Dios. Aplique uma máscara hidratante nos fios (para não ressecar, mas sem tocar a raiz). Divida os cabelos em mechas e vá aplicando o produto no couro cabeludo. Em seguida faça uma massagem revigorante e lave normalmente, ensina Cris.
Cabelos menos ressecados
Toda vez que for fazer escova ou chapinha, com os cabelos lavados e úmidos, espere os fios secarem naturalmente pelo menos 70% da umidade e só então use os aparelhos quentes, o tempo de exposição ao calor será menor e vai ressecar menos o fio. 

Para o rosto...

Rosto recuperado
Depois de esfoliar a pele molhe vários quadrados de algodão no chá verde e coloque morno sobre todo o rosto. Deixe agir por 15 minutos. O chá é rico em polifenóis que ajudam a desintoxicar a pele. A área dos olhos tem um comprometimento com poluição, má alimentação e excesso de sol, fatores que diminuem a resistência da pele. O chá ajuda a pele a se recuperar, pois traz de volta às células cutâneas parte dos oligoelementos perdidos, justifica Roseli Siqueira.
Controle da pele oleosa
Utilizando um esfoliante facial de grânulos leves, faça uma esfoliação de duas a três vezes por semana, durante o banho, no rosto, com movimentos circulares por cinco minutos nas áreas mais oleosas: nariz testa e queixo. Nessas regiões, principalmente, se acumulam os comedões (cravos) que causam os poros abertos e comprometem a beleza e a higiene, diz o médico André Braz, que recomenda um esfoliante bem leve.
Esfoliação leve e eficaz
Pessoas muito sensíveis aos esfoliantes mecânicos (com esferas vegetais ou sintéticas) podem fazer uma limpeza profunda sem danificar a pele, basta misturá-los ao sabonete cremoso facial habitual, uma vez por semana, e lavar o rosto fazendo movimentos delicados. 
 
 Para o corpo...

Esfoliação corporal básica
Você vai precisar de um punhado de sal grosso triturado e bastante óleo vegetal. Misture os dois numa proporção suportável para passar na pele (caso ache mais prático, há opções variadas de esfoliante a base de sal marinho disponíveis no mercado), aplique fazendo movimentos circulares e suaves em todo o corpo e retire o excesso no chuveiro – não use sabonete, a ducha só precisa retirar os grânulos de sal e na hora de se enxugar não esfregue a toalha, dê leves batidinhas. “O procedimento além de deixar a pele mais macia, é perfeito para renovar as energias. Depois, aplique um hidratante em todo o corpo”, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro.
 Turbine a hidratação
Esfolie o corpo inteiro, inclusive mãos, cotovelos e joelhos. Em seguida tome um banho normalmente e finalize com uma ducha fria. “Aplique um hidratante imediatamente, pois a esfoliação potencializa os benefícios de sua fórmula. Quem tem pele mista, normal ou oleosa pode fazer uma vez por semana; peles maduras, uma vez por mês e as muito secas, a cada 20 dias”, sugere a fisioterapeuta Fátima Braule, do Donne Spa Leblon, do Rio de Janeiro.
Massagem potente
Aqueça levemente os óleos vegetais em banho-maria na hora de fazer massagem. “Essa dica ajuda a potencializar os ativos, facilita o deslizamento das mãos e a assimilação dos lipídios nutrientes contidos no produto. Mas atenção, aqueça somente a quantidade que for usar, depois de aquecido, o que não for utilizado, perde as propriedades e oxida”, explica Sonia Corazza.
 Seios firmes
Ao passar os produtos indicados para os seios, os movimentos devem ser retos. “Com a mão espalmada aplique o creme da base do seio até o colo subindo de forma reta, não é preciso movimentos circulares, pois nesse caso, esse tipo de manobra pode aumentar a flacidez”, orienta a dermatologista Daniela Nunes, do Rio de Janeiro.
Hidratante no inverno
Essa dica é perfeita para o frio. Aplique o hidratante habitual no final do banho com a pele ainda úmida, espalhe bem e aproveite para deslizar bem as mãos de cima para baixo para ativar a circulação. Na hora de se enxugar dê batidinha com a toalha, sem esfregar, a pele fica mais hidratada e não é necessário aplicar nenhum creme depois, basta se vestir.

Fonte: Mulher.Uol 

Excelentes dicas né? Mtas eu já conhecia, outras vou adotar agora.
Essa de esquentar o óleo de Argan pra mim foi sensacional!

E vcs, gostaram? 
 

2 comentários:

  1. Adorei as dicas tenho que colocar em prática.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Para mim o que dá mais resultado é esfoliar o rosto, gente, o que é isso? minha pele muda da água pro vinho rs... faço umas 4 vezes por semana, e hidrato sempre com um creme da netrogema que é o único que achei até hoje que não me dá espinha rs... Adorei as dicas! Beijos!

    ResponderExcluir