quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Papo de Mulher: Você tem varizes?

Oi, queridas!

Por acaso vc já reparou alguns vasinhos roxos e fininhos em suas pernas? Eu sempre tive alguns, bem pequeninos, nas laterais das coxas, outro dia reparei que mais algumas surgiram... daí resolvi procurar melhor sobre o assunto.

Afinal, o que é uma questão estética hoje pode se tornar um problema de saúde, né?

E vc sabe o que são esses vasinhos?! Eles são as varizes...


As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo, com maior incidência no sexo feminino. Se há casos na família, as chances de desenvolvê-las são muito maiores e ainda se agravam se ela permanece muito tempo sentada ou em pé. 

As principais queixas clínicas dos pacientes são: dor tipo "queimação" ou "cansaço", sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo, edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que, frequentemente, melhoram com a elevação dos membros inferiores e agravam-se no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado, no calor, nos períodos próximo ou durante a menstruação e também durante a gravidez.

Não existe nenhuma relação estabelecida entre a formação de varizes e depilação ou uso de salto alto, assim como não há influência com relação a carregar peso. Subir escada pode ser considerado até um exercício físico, portanto, ajuda a incrementar o retorno venoso.

A ginástica, desde que recomendada pelo médico e acompanhada por instrutores, não só não provoca varizes como também é bastante aconselhável para evitá-las. Quanto à musculação, desde que não seja exagerada, não tem contra-indicação.


Se vc não tem, saiba algumas formas de evitá-las:

- Evitar ganhos exacerbados de peso. Procure emagrecer.
- Uma dieta rica em fibras para evitar a constipação intestinal.
- Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado.
- Não usar cintas abdominais apertadas.
- Realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão médica.
- Não fumar.
- Utilizar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez.
- Evitar hormônios anticoncepcionais.





Se você já viu algumas em vc, o cuidado com esses itens acima deve ser redobrado.


Se isso começar a te incomodar consulte  um médico angiologista/cirurgião vascular e ele indicará um tratamento indicado para cada caso.

Fonte: Saúde Hagah

Bjooos!!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário