sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Decoração: Organizando sua cozinha pequena (e sem gastar mto!)

Bom dia, queridas!

No meu último post sobre decoração, a amiga noivivnha Cris sugeriu que falássemos um pouquinho mais sobre formas para se organizar ambientes pequenos e claro, gastando pouco né?

Já falei nestes posts sobre decoração de ambiente pequenos, mas agora separei dicas específicas pra quem ter uma cozinha bacana, organizadinha, sem ir a falência!

A cor ideal para a cozinha é o branco
"O branco dá sensação de amplitude. O teto, principalmente, tem que ser branco", explica a arquiteta Nina Rosa Benevenuto Rech, da Anima Arquitetura. Segundo ela, os utensílios que são mais usados podem ficar pendurados por ganchos. Mas nem tudo deve ficar à mostra. "Prefiro que apenas os objetos mais usados fiquem expostos porque cozinha é um lugar que acumula muita gordura", reforça.

Objetos de desejo, cooktop, forno elétrico, cafeteiras modernas e outros eletromésticos podem virar um transtorno num espaço pequeno. A solução? "Colocamos móveis suspensos, eletrodomésticos embutidos no armário, prateleiras. Temos que fazer milagre", conta Nina Rech.

Se você tem a grana pra fazer sua cozinha planejada, é o mais indicado, um bom marceneiro pode bolar um projeto mto bom e ocupar todos os espaços de forma mto útil, mas se esse não é seu caso, ainda dá pra vc se virar mto bem sem armários.

Com a ajuda de prateleiras e muitos ganchos, panelas, talheres e outros utensílios de casa ganham seu devido espaço e não atrapalham a rotina do espaço.
 
Não se prenda aos armários planejados convencionais – olhe para cada canto da sua cozinha e veja onde é possível instalar prateleiras. Quanto mais espaço para armazenamento (especialmente nessas cozinhas minúsculas de hoje em dia), melhor.

Tenha áreas de trabalho - Uma forma prática de organizar a cozinha é pelas áreas de trabalho. Você pode ter um local para cortar legumes e preparar a comida, por exemplo, e deixar tudo perto: facas, tábuas etc. Também pode ter um local onde prepara o café todas as manhãs com a cafeteira, canecas, filtros e por aí vai. Dessa forma, você deixa por perto tudo o que precisa para cada atividade. Independente de qualquer atividade, eu recomendo ter a área de corte sempre livre para o preparo das refeições. Não existe nada pior que falta de espaço para cortar os alimentos!

Utilize ganchos no alto - Se possível, pendure utensílios e panelas no teto e nas paredes. Quanto menos espaço horizontal você conseguir utilizar, melhor, pois deixará o horizontal disponível para o uso diário, e não armazenamento.

Cestos e bandejas - Utilize cestos e bandejas para guardar objetos menores ou agrupar itens semelhantes, como livros.

Toalha de mão - Costumamos sempre ter um ganchinho para o pano de prato mas, apesar de ser um detalhe básico, não são todas as cozinhas que têm um ganchinho para a toalha de mão. Afinal, é onde você mais pode utilizá-la. Pare agora mesmo de enxugar suas mãos no pano de prato!

Transparências - Sempre que possível, utilize recipientes transparentes para armazenar alimentos. Além de possibilitar a visualização imediata do conteúdo e da quantidade interna, é mais agradável visualmente.


Priorize os objetos de uso diário - Tudo o que é usado diariamente deve ficar facilmente mais acessível. Isso inclui panelas, pratos, copos, talheres, facas de corte, panos de prato etc. Tenho certeza que você deve guardar algumas dessas coisas em algum lugar que não é de fácil manuseio e fica se perguntando porque se irrita tanto quando está na cozinha.

Janela perto da pia - Se possível, instale a pia da cozinha perto da janela, pois assim você conseguirá enxergar melhor o que está lavando.
Se não for possível, coloque lâmpadas mais fortes na cozinha, esse ambiente deve ser bem iluminado.


Lixeira com pedal, sempre - É inevitável ter uma lixeira na cozinha. Sendo assim, opte sempre por uma que tenha pedal. Inadmissível é abrir a tampa com as mãos enquanto está cozinhando. Regra de higiene básica.

Escadinha - Tenha uma escadinha de três andares dobrável guardada embaixo do armário da cozinha, pois você sempre pode precisar dela. Se sua cozinha é colada com a área de serviço, você pode guardar uma escada multiuso (e maior) lá mesmo.




Fonte: GNT Globo
Vida Organizada

Bem bacanas as dicas nés?
Em breve, organização bem baratinha de outros cômodos!

Bjooos!!!!



2 comentários:

  1. Ain amei, amei e ameiii as dicas... meu sonho era tudo inox, agora você me ajudou bastante, vou preferir a linha branca, e vou investir nas prateleiras, e ganchos... adorei e salvei fotos hahahha
    Brigadinha lindona!
    Bjs
    Ansiosa para os próximos posts hihi

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas. Minha cozinha é minúscula e com a instalação de prateleiras, com certeza vou conseguir organizá-la melhor.

    ResponderExcluir