quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Papo de Mulher: A hora certa para ser mãe

Bom dia, queridas!

Faz um tempinho falei sobre maternidade aqui na sessão e azamigas adoraram, lembram daquela entrevista mara com a nossa amiga Aline?

Pois é, hoje vamos falar mais sobre isso... quando decidir que é a hora certa de assumir maiores responsabilidades, da família crescer... de se tornar mãe?

A resposta a essa pergunta é mto pessoal, cada mulher sabe (ou vai saber) a hora certa para ela e o marido, mas é importante levar mtas coisas em relação e não acabar sucumbindo a pressão dos amigos, da família e até da sociedade.

Algumas mulheres simplesmente não tem a chance de decidir sobre uma gravidez, pq isso acontece sem planejar, e mesmo na surpresa, a vida vai se ajeitando e na maioria da vezes, acontece da melhor forma que poderia ter acontecido.

Outras, aguardam só o casamento e a mudança para a casa nova e já aguardam a natureza agir.

Há ainda aquelas, que como eu e acho que a maioria que vi por aqui, decidem esperar por um tempo. Mas quanto tempo?!

Isso vai depender das suas prioridades. Qdo vc acaba de se casar sua prioridade é curtir o marido, aproveitar as novidades da vida a dois. Tem ainda o fator financeiro, essa é a hora em que vcs estão arrumando o lar doce lar, investindo em uma vida futura.
Muitas mulheres ainda estão estudando e decidem terminar os estudos primeiramente e há aquelas em que o trabalho (dentro e fora de casa) ocupam a maior parte do tempo e impossibilitam a dedicação total a uma nova vida.

Há também o fator desejo. Você realmente quer isso nesse momento. Sente-se preparada para essa responsabilidade e para todas as mudanças que acarretarão na vida do casal?

Esse ainda é o meu motivo no momento. Acho cedo para filhos (estamos casados só há 1 ano e 8 meses) e estamos curtindo mto nós dois, nosso apê, já temos nossos empregos e nosso lar pronto... mas nos falta a vontade, mesmo com a pressão dos amigos engravidando ao redor, dos pais loucos para serem avós, dos meus 30 anos estarem batendo na porta, sabemos que ainda não estamos pronto e só vamos tomar essa decisão quando a vontade a mais forte que os "contras" (então acho que demora hehe ou não, sei la...)

E se vc tb anda com esses pensamentos ai rodeando sua mente, trouxe esse textinho super bacana que pode te ajudar...

Escolhendo o momento de gestar

 

Encontrar sua alma gêmea e viver feliz para sempre. Esse é o grande sonho, aprendido desde a infância, quando escutamos os tradicionais contos de fadas. O princípe e a princesa tem muitos filhos e vivem felizes para sempre no seu castelo.
Mas não é o destino nem o capítulo final de um casamento feliz que trazem os filhos.
Ter filhos, dar espaço para eles na relação implica em várias decisões e avaliá-las com rigor pode ser um bom começo para esta emocionamente aventura.
Na verdade o que determina quando é chegada a hora de um casal se transformar em família é o emocional, o psicológico: o estar preparado enquanto casal para assumir esta responsabilidade e arcar com ela para todo o sempre, já que ter um filho é uma decisão sem volta.
Mas existem alguns parâmetros que ajudam a avaliar se o momento que vocês estão vivendo e pelo qual passa a relação é o mais indicado, e se o filho vai chegar numa boa hora para os dois.

A relação vai bem e o filho só vem a acrescentar?

Filho não é a solução para nenhuma crise conjugal e não evita o naufrágio do casal.
Pelo contrário, nos primeiros tempos, uma criança significa uma revolução tão grande que até os mais sólidos casamentos podem balançar temporariamente. Portanto, ter filhos só pode ser decidido num momento de estabilidade da relação.

O desejo de ter um filho é comum aos dois?

Os bebês não vem mais ao mundo "sem querer", as gestações ocorrem pelo desejo de ter um filho quer seja consciente ou inconsciente. O que garante o afeto e o amor ao bebê que está chegando é a certeza de que ele chegou com mútuo consentimento e desejo dos dois.

Existe uma pré- disponibilidade interna de cada um em abrir mão de uma vida mais descompromissada em prol do bebê que vai chegar?

Essa terceira pessoa que vem se juntar ao casal, exige cuidados, carinho e disponibilidade dos dois. Se os companheiros estão dispostos a lidar com os medos e ansiedades da gestação, com as noites maldormidas sem se sentir lesados por isso é um bom indicio de que é chegada a hora.

O momento foi planejado considerando os prós e contras da vida profissional de cada um?

Hoje é comum que homem e mulher trabalhem fora. Um filho pode causar mudanças e sacrifícios à carreira, sobretudo da mulher, que vai diminuir ou interromper suas atividades profissionais por um tempo ou definitivamente. E ainda vai querer contar com a ajuda e presença do marido ao lado dela.
Se vocês estão de acordo sobre isso e não vêem o bebê como um empecilho, então este filho será bem- vindo.

Vocês acreditam que realmente chegou o momento, é agora ou nunca?

Só vocês dois de corações abertos podem avaliar. E se juntos chegarem a esta decisão, está na hora de encomendar o berço, começar a lista do enxoval e buscar orientação sobre essa nova tarefa a que vocês estão dispostos : a de ser pais.
E não se envergonhem de buscar ajuda profissional para desvendar os "segredos "da maternidade e da paternidade. Afinal se para tirar carteira de habilitação é necessário fazer uma série de provas e testes, para ser pai e mãe e conduzir uma criança que vai chegar são necessários : amor, disponibilidade, afeto e muita, mais muita orientação.
Plagiando Chico Buarque de Hollanda, que esse bebê que vai chegar seja "o fruto mais bendito do amor de vocês". E que com muito carinho possam arrumar o "berço" para este mais novo membro da família.
Felicidades a vocês e aos bebês já presentes e aos que vão chegar . Trazendo mais alegria, sorrisos e felicidade. 

Fonte: Guia do bebê  

E aí, acha que já chegou a sua hora? Vai esperar mais um pouquinho? Me contem td!

Bjos!!!!!
 

2 comentários:

  1. Nossa, poderia escrever por horas sobre esse assunto. Tive uma experiência tensa e que graças a Deus deu tudo certo, porém não coloco o que passei como exemplo, sempre peço para que as lindonas curtam muuito, mas muuito essa fase tão gostosa que é verdadeito casamento. Depois que passa a igreja, vestidos, festas e Lua de Mel, isso que é o mais importante. E pode ter certeza, quando chegar a hora, você irá saber ... hhe
    Bjinhuss lindonas e Lalah, adorei o post e o visual novo !!

    ResponderExcluir
  2. Amiga esse texto veio em uma hora ótima na minha vida, nem fiz 1 ano de casada e as pressões começam a surgir de todo lado, é um tal de: engravida antes dos 30 e blá blá blá...
    Mas pode ser egoísmo meu, imaturidade ou sei lá, mas ñ quero filho.
    Sei que um dia a vontade vai bater, mas agora não, amo meu trabalho, amooo o ballet e um baby me faria interromper novamente minhas aulas que me fazem tão bem.
    Quero ver minha casa decoradinha do jeito que eu sonhei...
    Sabe esse monte de coisas que queremos no começo da vida de casada??Estou nessa fase!!

    Ah adorei o novo visual!

    beijos

    ResponderExcluir