sexta-feira, 1 de junho de 2012

Decoração: Como usar cortinas

Eu adoro cortinas, acho que dão um toque todo especial ao ambiente, além de serem mto úteis né, pq bloqueiam a luz do sol e os olhares alheios rs.

Nós demoramos quase 1 ano pra escolhermos as cortinas aqui de casa pq não sabíamos o que queríamos. Lemos mtas dicas de como usá-las, que foram mto úteis para nós.

Se vc tb tem essas dúvidas, trouxe algumas dicas que podem te ajudar nessa decisão.

* Na hora de escolher sua cortina, atente para o tamanho do vão a ser coberto.
É muito importante aqui calcular pelo menos 15 a 20 centímetros a mais em cada lado da janela, ou porta em questão.
Por exemplo: se seu vão de janela tem 1 metro, calcule um vão de 1,40 metros no mínimo na largura.
Na altura, a cortina deve ser instalada acima da janela, considerando o tipo de acabamento a ser usado (leia a seguir).


* Pode ser usada em ambientes como escritório, suítes, sala de jogos, cozinha ou até um lavabo. Nestes tipos de ambientes também podem ser usadas cortinas curtas, cobrindo o vão da janela, mas, deixando no mínimo os 15 a 20 centímetros de tecido abaixo do final da janela (barra da cortina), na altura.

* Para os ambientes das áreas sociais, mais nobres da casa, por exemplo, living e sala de jantar, além da suíte master, cabe outro tipo de aplicação: procure usar o vão da parede toda, além do vão da janela; se possível, para dar um caimento bom na cortina, além de emoldurar o espaço e aumentar a sensação de um lugar aconchegante.
Nestes ambientes, sempre usar as cortinas de cima, mais compridas na parte inferior, para ampliar mais o pé direito do espaço.

* Para pendurar a sua cortina existem diversas maneiras diferentes, que dão um toque especial ao seu ambiente, de acordo com a decoração em geral usada, o tipo de mobiliário escolhido, e até a forma como será usada no dia-a dia.

Segui mtas dessas dicas, mas confesso que fomos mto do nosso gosto pessoal (lembrem-se que isso é fundamental!) na hora de escolher as nossas. Vc quer ver?

No quarto optamos por uma cortina blackout que é bem grossa e bloqueia bem a luz. Escolhemos uma cor neutra pra combinar com tudo.
Na sala não quisemos uma cortina que cobrisse a parede inteira, achamos que ficaria mto "carregada", escolhemos essa de cor clara e tecido mais delicado.
Para a cozinha escolhemos uma menor e mais simples, mas com um pouco mais de cor pra combinar.

Bjoooos!!!!!!

2 comentários:

  1. ahhh eu amo cortinas.... acho um charm..
    e essas ai... todas lindas... mexem comigo rs...

    bjim

    http://tudopodevirarrealidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post...lindo e muito esclarecedor.
    Bom fim de semana pra você.
    Bjinhus

    ResponderExcluir