quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Papo de Mulher: Sobre os anticoncepcionais

Bom dia, queridas!

Ai ai, difícil voltar a rotina depois de um feriadão, né? Mas... vamos que vamos! rs

E hj em mais um Papo de Mulher trago pra vcs um assunto que ainda é dúvida para várias mulheres: anticoncepcionais!

Enfim, logo após o casamento, um casal tem uma séria decisão pela frente: começar logo a família e não evitar os bebês ou aguardar um pouco mais e utilizar algum método contraceptivo? Mtos optam pela segunda opção, daí vem as dúvidas: o que usar, o que será mais eficiente, o que será melhor para mim?

Se você se encontra nessa situação, seu primeiro passa é procurar seu (sua) ginecologista, somente ele poderá avaliar sua saúde e indicar o método que será melhor para seu organismo.

Aqui, eu trago apenas algumas informações (que aprendi na minha própria prática ou com depoimento de conhecidas) de métodos mais conhecidos que podem ser úteis para sua decisão.

Pílula Anticoncepcional:

"Trata-se de uma cartela de 24 pílulas contendo cada uma 3 mg de drosperinona e 0,02 mg de etinilestradiol. A maneira correta de tomar é uma pílula por dia durante 24 dias e 4 dias de repouso."
Vantagens: Vc pode encontrar das mais diversas marcas e a maioria têm preços bem acessíveis. É o método mais utilizado pelas brasileiras. É bastante eficaz. Também é indicada para combater sintomas de tpm, acne e síndrome dos ovários policísticos.
Desvantagens: Precisa ser tomada todos os dias, no mesmo horário, então a atenção tem que ser redobrada. Existem casos em que as mulheres dizem ter engordado após o início do uso. Eu conhece amigas que engordaram sim, outras que não engordaram nada! A dica é pedir ao médico que receite um comprimido que tenha baixa dosagem hormonal, as chances de ganho de peso são menores.

Injeção Anticoncepcional: 

"
As injeções anticoncepcionais devem sempre ser injetadas na região glútea, ou nádegas. Deve ser usada uma agulha 30x8 e a injeção deve ser profunda. Existem injeções mensais ou trimestrais."
Vantagens: Essa eu posso falar com propriedade pq eu uso a mensal há mais de 5 anos, e adoro! As vantagens é precisar se lembrar disso somente 1 vez ao mês, ter a mesma eficiência do comprimido, também um preço acessível e não me engordou nadinha.
Desvantagens: Pra mim o único problema é a dor da injeção, o líquido dela é oleoso então doi um tantinho bom e doi uns 2 ou 3 dias, mas depois passa rs.

Adesivo Anticoncepcional:

"O adesivo anticoncepcional contém os mesmos hormônios que a maioria das pílulas anticoncepcionais e deve ser colado na pele, permanecendo nessa posição durante uma semana."
Vantagens: Também não precisa ser lembrado todos os dias e não doi para ser colocado! rs Pode ser colocado em locais discretos, como acima da virilha, por exemplo. Também conheço gente que usa e têm pouquíssimos ou nenhum efeitos colaterais.
Desvantagens: A mulher tem que estar sempre atenta qdo suar demais, ou com banhos de piscina e mar pq o adesivo pode descolar. Ele é um pouco mais caro, as caixinhas geralmente são vendidas com 3 adesivos e o preço é mais alto que as pílulas ou injeções.


Implante Anticoncepcional: 

"Implante é uma pequena cápsula contendo o hormônio etonogestrel, um hormônio anticoncepcional, que é introduzida embaixo da pele por meio de um aplicador descartável. A duração do implante é de aproximadamente três anos."
Vantagens: Pra mim são todas! hehe Meu sonho é colocar um desses! rs Imagina colocar um implante e não precisar se preocupar mais com isso no mínimo por 3 anos?! E dizem que por ser de baixa concentração hormonal também não há registro de ganho de peso, nem nada disso.
Desvantagens: O preço, é bem salgado! Mas se você fizer as contas do qto gasta com pílulas por mês, talvez a relação custo X benefício não seja tão ruim assim. Eu já ouvi relatos que usando o implante a mulher tem alguns sangramentos em épocas que não são normais.

 E aí, meninas, ajudei? Só não se esqueçam de procurar um médico antes de começaram a utilização, ok?
E vc que já utilizam? Qual método gostam mais?!

Bjooos!!!! 

10 comentários:

  1. Oi Lalah, pra mim nao tem jeito, tomo anticoncepcional ha anos e preciso continuar, como vc disse, é bom conversar com o médico antes!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem jeito, né, Shis! Depois que a gente se acostuma é difícil mudar!

      Bjos!

      Excluir
  2. ....bem eu ainda não tomo nada, ainda não sei qual irei tomar depois de casada, vou conversar com meu médico estu em dúvida entre o adesivo e a pílula, mas confesso q tenho medo de engordar...


    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Andressa, tem que ver com o médico antes!
      E fazer testes tb pra ver se se adapta, se não der certo, conversa com o médico de novo e troca!

      Bjos!

      Excluir
  3. Amei este tema Lalah , um ótimo gancho para o meu próximo post ... hehe ..

    Bjinhuss

    ResponderExcluir
  4. Oii Lalah! Tá ai um assunto super importante pra mim! Nuuunca usei anticoncepcional, de nenhum tipo! Preciso marcar uma consulta urgentee! Rsrs... Gostei do adesivo! Funciona mesmo??
    Bjoks!!

    ** Marii **
    http://taosonhadocasorio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, Mari, método que funciona 100% é só abstinência sexual hehe
      Mas os profissionais dizem que o adesivo é bastante seguro!

      Bjos!

      Excluir
  5. Meninas, um alerta para as que usam as pílulas anticoncepcionais: Sempre que tomarem qualquer antibiótico, passem o resto do mês usando método de barreira, ex: camisinha...pq o antibiótico interfere no efeito da pílula!! E dica para quem vai começar...os três primeiros meses são de adaptação do organismo, então não adianta trocar de pílula antes desse período! E sempre que trocarem de pílula, usem camisinha na primeira cartela da nova pílula!!
    Dicas de farmacêutica que jah viu mta gente engravidar tomando anticoncepcional errado!!
    Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo alerta, Renatinha!
      Tb conheço gente que já aconteceu isso! rs

      Obrigada!

      Bjos!

      Excluir