quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Papo de Mulher: Dicas básicas de cozinha!

Olá, queridas!

Estou aqui de novo, e estreiando mais uma nova sessão!
Essa sessão será bem diversificada, cada semana traremos vários assuntos referentes ao universo feminino: moda, saúde, comportamento...

E hoje escolhi para vcs um assunto mto importante para as novas "donas-de-casa"!

Eu defendo demais a independência da mulher (inclusive a da casada, lógico). A mulher lutou tanto para conseguir seus direitos que não pode abrir mãos deles só pq se casou, e tornar-se dependente do marido.

Mas é claro que não faz mal também a mulher saber cuidar bem de sua casa e especialmente, saber cozinhar, o que pode tornar-se uma atividade prazeirosa e o melhor, agradar o estômago do maridão!

Mesmo que vc já saiba cozinhar antes do casório, somente a prática do dia-a-dia vai ensinar lições simples, mas mto importantes!

Ainda é novata nesse "quesito"? Então dê uma olhada nessas dicas que podem facilitar sua vida na cozinha!


Para conservar a alface e outras folhas frescas, lave as folhas e enxugue bem. Depois, coloque numa vasilha hermeticamente fechada e guarde na geladeira. Assim elas durarão mais tempo.

Para engrossar molhos, acrescente uma colher de farinha de trigo dissolvida em água fria.

Para diminuir a acidez dos molhos de tomate, acrescente uma pitada de açucar.

Prepare uma porção de arroz para vários dias, refogando-o com bastante óleo, alho amassado e sal, até soltar da panela. Depois, guarde o arroz na geladeira em um recipiente de plástico ou de vidro tampado. Retire da geladeira só a quantidade que você vai usar e cozinhe normalmente.

Quando você fizer qualquer fritura à milanesa, prepare e deixe na geladeira por dez a quinze minutos. Assim, o empanado de ovo e farinha de rosca não se desprenderá ao fritar.

Sempre que for fazer algo que vá ovos, você pode peneirá-lo antes (sem espremer aquela película na peneira) assim diminuirá o gosto e cheiro fortes do ovo.

O feijão vai cozinhar em menos tempo se você der uma primeira fervura por cinco minutos, depois escorrer e deixar cozinhar em nova água, o tempo necessário.

O frango vai ficar mais macio se você colocar no tempero ou no cozimento uma pitada de fermento em pó ou de bicarbonato de sódio.

Descasque as cebolas sob água corrente. Assim você não ficará com os olhos ardendo. Enquanto estiver picando, mantenha a torneira aberta e fique por perto.

Para evitar que o creme de leite talhe (fique cheio de pedacinhos, tipo uma nata) ao ser colocado num molho quente, náo deixe que ele ferva.

Se você ver que seus legumes (como abóbora, cenoura, beterraba...) não serão consumidos a tempo, corte em cubinhos e coloque em uma vasilha de plástica com tampa e leve ao congelador. Os legumes durarão bem mais. Na hora de cozinhar, leve-os a panela ainda congelados e fique atenta porque vão cozinhar bem mais rápido.

Pedaços de carvão colocados dentro da geladeira eliminam o cheiro desagradável.

Se o seu fogão estiver muito sujo, limpe com água e um pouco de bicarbonato de sódio. A sujeira sairá mais rápido.Não esfregue a parte inox com palha de aço, para não arranhar!

 _____________________
E aí, meninas? Gostaram?
Espero que tenha as ajudado!

E vc, casada? Tem mais alguma dica a compartilhar? Fique a vontade!

BJOSSS!!!!!!

4 comentários: