Olá meninas!!
Esse é meu primeiro post aqui no Casas e Coisas, então vou me apresentar.
Sou a Suzana, mas prefiro ser chamada de Suzy.
Casada há quase 4 meses, professora de um 1º ano na rede pública de Santa Rita do Passa Quatro , cidade vizinha a minha.
Também quero explicar que como já disse sou professora e não administradora ou economista, porém adoro ler sobre o tema, inclusive em posts posteriores indicarei alguns livros bem simples e legais.
Para começar vou contar um pouco para vocês como fizemos para terminar a construção da nossa casa e fazer o casamento.
Antes mesmo de casar nos sentamos um dia em frente ao computador e colocamos lá os nossos salários, os gastos pessoais, como meu salão de beleza e os churrascos do marido e os valores orçados para o casamento e o término da casa. (Dica: antes de fechar qualquer contrato orcei preço de tudo em vários lugares para ver o que cabia no bolso)
Colocando tudo isso em planilha, tivemos uma atitude muito criticada por alguns, mas que salvou os nossos planos. Fizemos uma poupança programada, isso mesmo, todo mês quando meu salário e o dele caíam na conta, um valor X de cada um ía direto para uma conta conjunta, como se fosse uma prestação mesmo.
Nós somamos o tempo que tinhamos até o dia do casório (18 meses), e o quanto tínhamos que gastar, e o quanto cada um ía contribuir para isso.
Claro que algumas coisas saíram do controle(convidados a mais) e pesaram no final, mas conseguimos dar um jeitinho usando ganhos extras como minha bonificação no final do ano e 13º .
Mas com isso aprendi que planejamento é tudo!!
Para evitar brigas é importante deixar claro o que cada um pode contribuir, e é preciso muitas vezes fazer escolhas, afinal o casamento é uma equipe e não mais apenas um jogando e começa muito antes do sim lá no altar.
Nós também mantivemos um cofrinho com as moedinhas, outra prática que parece pequena, mas ajudou muito!! Começamos em janeiro de 2010 e quebramos no final de setembro do ano passado, foi ele quem salvou alguns gastos que eu como toda noiva, inventei =)
E uma dica que dou as noivinhas que estão nessa fase difícil do orçamento apertado é que pensem o que é prioridade, no meu caso eram as fotos e o meu vestido. Para o noivo um bom buffet.
Então nesses itens tentamos economizar, mas escolhendo profissionais recomendados.
Eu por exemplo não tive bem casados e nem decoração luxuosa, pois preferi gastar mais nas fotos.
Nesse caso, cada um tem uma prioridade e só vocês para saberem a de vocês.
Espero que tenham gostado das dicas!!
Beijos
Ameiiiii Suuu, e lendo seu post percei que eu esqueci de me apresentar ... hehe ..
ResponderExcluirTá show de bola esse cantinho né ?? Tô amandooo
Bjuuu
Aiii Su arrasou, super dica para as noivinhas.
ResponderExcluirAmei, está de parabéns!
Bjos
Ki
Planejamento é tudo né Suzy...
ResponderExcluirE ainda bem que a maioria dos contratos de casamento acabam antes do casamento, ou seja, as dívidas do casório acabam antes mesmo dele acontecer =)
Beijos!!
Suuu
ResponderExcluirótimas dicas viu!!
Beijinhos
Otimas dicas como sempre..
ResponderExcluirUm beijo floor
=)
Tb não lembrei de me apresentar! kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAdorei, Su!
Bjos!
...Su amei as dicas...parabens o blog ta muito bom!!!!
ResponderExcluir