sexta-feira, 29 de março de 2013

Organizando os alimentos na geladeira

Bom dia, queridas!

Pode parecer algo simples, mas é fundamental saber o lugar de cada coisa dentro da sua geladeira, especialmente para evitar desperdícios e para mantê-los sempre saudáveis e prontos para consumo.

Mas... vc sabe como?

Saiba como organizar os alimentos em geladeira

Para garantir que os alimentos conservados na geladeira estejam sempre próprios para o consumo, devemos observar tanto o prazo de validade, como a forma que estão dispostos nas prateleiras e gavetas.
Se você costuma deixar os alimentos na geladeira de qualquer jeito, achando que vão ficar conservados para sempre, não se engane.

Nem sempre os sinais de que o alimento está estragando são visíveis e isso poderá ser prejudicial para sua saúde, uma vez que pode causar intoxicação.

A disposição dos alimentos dentro da geladeira também é importante, pois alguns produtos precisam ficar em temperaturas mais frias do que outros. Por isso, é importante saber a forma ideal de guardar os alimentos depois das compras no supermercado de acordo com a temperatura que eles necessitam. Ou seja, os mais frios na pare superior, perto do congelador e os que precisam de menos refrigeração na parte inferior.

Para evitar qualquer surpresa quando abrir a geladeira, fique atento às dica.

Organização
  • Na prateleira superior deixe os alimentos que precisam de mais refrigeração.
  • As prateleiras intermediárias restantes podem ser reservadas para guloseimas ou ainda as sobras de alimentos.
  • Nas prateleiras inferiores podem ficar produtos ou alimentos que necessitam de menos conservação.
  • Já nas gavetas ficam as frutas e verduras. Lembrando que elas devem ser lavadas e armazenadas em saquinhos transparente pare então serem guardadas.
  • Coloque os produtos que mais usa de forma visível, para facilitar na hora de procurá-los.

Aproveite o espaço
  • Utilize sempre potinhos ou recipientes com tampa. Eles podem ser retangulares ou quadrados assim poderão ser colocados uns em cima dos outros ocupando menos espaço.
  • Muita atenção à borracha da geladeira e a porta aberta. O refrigerador é responsável por cerca de 30% do consumo da casa.
  • Descongele periodicamente o congelador, muito gelo faz com que o motor da geladeira trabalhe 30% a mais que o normal.
  • Para garantir a integridade dos alimentos verifique se a temperatura do refrigerador está correta. Ela deve estar marcando de 4,5 ºC ou menos e para congelamento, -18 ºC ou menos.
Evite

  • Deixar latas abertas na geladeira. O correto é guardar os alimentos em recipientes bem fechados, ou colocar as sobras em pratinhos. Neste caso, não esqueça de cobrir o recipiente com papel filme.
  • Guardar catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira. A refrigeração na porta, principalmente em modelos mais antigos é menor. Isso pode diminuir a validade dos alimentos.
Fonte: Vila Mulher

E vc, consegue manter tudo em ordem ai na sua geladeira?!

Bjos!


2 comentários:

  1. Nossa, minha geladeira é uma zona... rs... Preciso ler esse texto mais uma vez pra ver se entra na cuca ahahha beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não sei se sou organizada quando o assunto é geladeira rsrs a partir do dia 18 de Maio veremos kkkk
    Adorei as dicas... para organizar minha geladeira, tenho bastantes tupperwares, e pela dica vi o quanto se usa e é essencial...
    Bjos

    ResponderExcluir