quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Papo de Mulher: Seja uma ótima anfitriã nas festas de fim de ano

Vai receber a família e os amigos em casa para as festas de fim de ano?!

Então fique de olho nesses toques para receber bem e ser uma ótma anfitriã.


Antecipe-se.
Verifique todos os utensílios necessários e separe toda a louça do serviço: tendo um cuidado especial com sua limpeza e apresentação;

Previna-se preparando tudo o que for possível com antecedência, deixando inclusive os ingredientes das receitas prontos para o uso (temperos picados, panelas separadas, etc) na hora do preparo. Isso vai facilitar algumas etapas na hora da execução, tornando os processos mais práticos.

O ideal é que a mesa fique no centro do ambiente. Se não houver espaço, encoste-a numa parede, mas o importante aqui é facilitar o trânsito. Se a mesa for pequena, escolha mesas de apoio e coloque na central somente os pratos maiores.

Opte sempre por toalhas de cor lisa (branca de preferência) que estejam sempre impecavelmente limpas e bem passadas.

Para as bebidas, encontre uma mesa de apoio menor, e deixe todas as garrafas, jarras, balde de gelo e copos disponíveis para que os convidados possam se servir à vontade.

Enfeite o centro da mesa com flores e use algumas velas nas mesas de apoio se o evento for à noite (tomando cuidado com o que está em volta para evitar incêndios). O arranjo do centro da mesa pode ser alto sem que atrapalhe ninguém já que os convidados não se sentarão à mesa. 

Certifique-se de que as travessas estejam permanentemente abastecidas.Se não houver alguém para ajudar a repor os pratos, procure organizar-se de forma que você não tenha que ficar somente servindo e “perder” o jantar. Esse é um grande desafio para chefs-anfitriões, por isso é necessário uma programação cuidadosa, ou o anfitrião se transformará em copeiro.

Pense em todos os apetrechos necessários para as bebidas (abridores de garrafa, saca-rolhas, suporte de copos, balde de gelo) e deixe-os à mão.

Distribua cinzeiros e/ou potinhos em todos os ambientes para colocar caroços dos aperitivos, cascas de petiscos, palitos e até guardanapos de papel. Eles devem ser limpos com freqüência.

Monte as travessas com cuidado. Não podem estar muito cheias porque dificulta o manuseio, além de ser super deselegante.

Evite receitas que exijam o corte com a faca na hora de se servir. Se ainda assim optar por elas, crie uma forma de cortar antes de ir para a mesa (carnes já fatiadas, por exemplo). Pense que o convidado terá somente uma mão disponível para se servir, pois a outra estará segurando o prato.

Na mesa central da sala de estar é provável que não haja espaço para apoiar pratos.Se optar por servir carnes, escolha receitas que contem com carnes bem macias ou que tenham pedaços pequenos para que o convidado que não tiver onde se sentar com apoio (mesa) possa comer sem passar o constrangimento de ter que ficar fazendo malabarismos com os talheres.

Certifique-se de que todos os convidados estarão confortáveis ao comer, mesmo que sentados num sofá com o prato apoiado no colo – o que muitas vezes é inevitável – para isso ofereça almofadas de apoio. Garanta espaço em mesas centrais ou de canto para apoiar os copos.

Conte com o apoio de ajudantes – mesmo sendo membros da família ou amigos mais íntimos. Não há nenhum problema em escalar um staff improvisado para ajudar a servir bebidas, limpar cinzeiros ou retirar os pratos sujos à medida que as pessoas terminem de comer.

Pensando com antecedência no cardápio, na montagem da mesa e na acomodação dos convidados a possibilidade de tudo transcorrer bem é maior e apesar de toda trabalheira, você poderá aproveitar a ocasião para se divertir com seus amigos também.

Fonte: Yahoo.mulher

Viram só, meninas! É só se organizar e fazer bonito na hora da festa... sem deixar de aproveitar tb, é claro!

Bjos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário