quinta-feira, 19 de julho de 2012

Papo de mulher: Que sexo frágil nada!

Bom dia, queridas!

Resolvi escrever sobre um assunto que assusta mesmo, mas é preciso ser tratado, afinal...prevenção é sempre melhor né?
Então vamos falar um pouco da violência urbana que atinge tanto as cidades e nos faz alvos constantes desse perigo, afinal o que mais se vê em notícias de jornais hoje em dia é sobre assaltos, sequestros relâmpagos... e nós, mulheres, por sermos consideradas mais "frágeis" somos um alvo bem mais visado.
Mas não temos nada de frágeis mais e é possível nos defender sim e evitar que esse tipo de crime aconteça.
Essa semana está completando 7 anos que fui alvo desses assaltos que me deixou um trauma mto grande, mas mais do que isso, me ensinou lições mto importantes de segurança.

Se for andar a pé...


1) Não ande sozinha. Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinqüentes, passeando desacompanhado por locais ermos e ou em horas avançadas. Em uma festa ou reunião espere pela companhia de um amigo para sairem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se;
2) Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos e ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança. Caminhe junto à guia da calçada e atravesse a rua a qualquer sinal de perigo.
Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda;3) Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o fizer por necessidade, procure guardar o dinheiro de modo seguro e discreto, evitando grandes aglomerações, assim como em lugares sem movimento onde poderão roubá-lo. As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho. Siga diretamente para seu destino quando portar valores.
4) Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais;
5) Quando estiver em um ônibus coletivo e este for invadido por ladrões, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles. Se houver oportunidade de se desfazer de alguns de seus valores, faça-o de maneira a mais dissimulada possível, guardando consigo uma pequena soma de dinheiro. Não reaja, sua vida não tem preço;(Isso já aconteceu comigo! Minha dica pessoal é sentar longe da entrada pq raramente dá tempo dos criminosos vasculharem o local todo.)
6) Quando estiver passeando, correndo ou se exercitando, leve sempre com você seu telefone celular ou um cartão de telefone para os casos de acidente. Certifique-se de relacionar os números de seus contatos principais em “Telefones para Casos de Emergência” (ICE – In Case of Emergency) em seu telefone ou cartão de telefone.

Se estiver de carro...

1) Não ande sozinha em ruas vazias ou escuras.
 2) Fique atento à aproximação de veículos suspeitos.
 3) Não estacione o veículo em locais isolados.
 4) Evite dar ou aceitar caronas de desconhecidos.
 5) Atenção redobrada ao parar no semáforo, se for possível vá diminuindo a velocidade gradativamente, mas não fique parada.
6) Não deixe objetos de valor (bolsas, computadores) em cima dos bancos, visível para os criminosos, procure esconder no chão do veículo ou embaixo dos bancos.
7) Não coloque no seu carro adesivos que possam identificar onde você mora, onde trabalha, academia que freqüenta, faculdade, etc. Isto pode ser usado contra você;
8) Mantenha os vidros sempre fechados, ou minimamente abertos para permitir somente a entrada de ar, e as portas sempre travadas;
9) Ocorrendo uma “batidinha” leve na traseira do seu veículo aja rápido, observe pelo retrovisor as pessoas que estão no carro de trás. Se desconfiar de qualquer coisa, não pare, sinalize para a pessoa te seguir e dirija até um local movimentado, de preferência onde haja policiais ou seguranças. Se a intenção era te assaltar a pessoa não irá te seguir.
10) Se ocorrer a noite ou em locais desertos “nunca” pare, mesmo que não desconfie dos ocupantes do veículo.
11) Se o pneu furar à noite, ou em locais pouco movimentados, não pare. Dirija até um posto policial ou local movimentado;

Muita atenção quando estiver chegando (ou saindo) de sua casa/prédio...


Ao chegar em casa, antes de parar o carro observe a rua, locais onde pessoas possam se esconder, árvores próximas, etc. Se notar a presença de alguém suspeito não pare;
Evite rotinas
, procure diversificar seus caminhos e se possível seus horários de saída e chegada;

Infelizmente mesmo com muita prevenção e atenção algum incidente ainda pode acontecer, nesse caso procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas. Não grite e nem discuta com eles - seu nervosismo poderá aumentar a tensão sob a qual agem e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor.

Vc pode pensar que já está cansada de ouvir todas essas dicas, mas são MTO válidas e com certeza devem ser tomadas, acreditem no que eu digo, pois se eu tivesse seguido tudo isso nada de mal teria acontecido comigo.

BJOSSS!!!!



Fonte: A guia de ouro segurança
Bravus Protege

4 comentários:

  1. O que me deixa feliz por morar em cidade pequena é que não preciso me preoculpar com essas coisas,mais antes de me casar eu morava em uma cidade maior e sempre me cuidava.
    Adorei o tema,muito bem abordado...como sempre né.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Muitas dessas dicas eu já seguia outras eu desconhecia... valeu pois a violência está demais hoje em dia, graças a Deus nunca fui assaltada mas prevenção é o melhor a se fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas flor, eu sigo quase todas a risca, hoje está perigoso demais né!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. otima materia...

    bjuu

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir