quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Papo de Mulher: Sobre HPV...

Bom dia, queridas!

Estreiando os posts do Papo de Mulher feito por vcs, esse texto foi feito pela querida Suzana, do blog Meu Cantinho.



"Oi meninas como estão?
Quero primeiro agradecer ao convite da Lalah para escrever aqui no Casas e Coisas, nossa quando abri meu e-mail e vi o convite, fiquei estática, é claro que para mim é uma grande honra escrever para o blog que eu adoro, mas por outro lado, não conseguia imaginar o que eu poderia escrever, então a Lalah me deu algumas dicas de assuntos que tem aqui no site, e eu logo pensei que poderia falar de algo, importante para todo mundo e que eu já passei... então chega de falar e vamos ao assunto:

Fui um belo dia fazer um exame de rotina, o médico pediu que eu fizesse tbm uma colposcopia, fiz e para a minha surpresa, no resultado apareceu que eu estava com HPV, meninas este nome assusta pois lembra o HIV certo? Ai o médico falou que não era tão grave, mas que no estágio em que estava eu deveria fazer o tratamento por remédio e se não resolvesse teria que fazer outro tipo de tratamento, pois se não poderia virar câncer. Até ai tudo bem, o problema apareceu quando o médico me afirmou que esta doença era uma DST, ou seja, meu noivo (na época namorado) havia transmitido ela para mim. E o pior de tudo o médico me disse que se eu já estava com ele há mais de 3 anos COM CERTEZA ele teria me traído. Como assim??? Eu fiz mil perguntas e o médico me garantiu que não havia outra forma de contágio, e que como o vírus normalmente dura apenas um ano no organismo, eu deveria conversar com o meu noivo, pois ele teria me traído... Há saí de lá sem saber o que pensar, médico louco, meu namorado não faria jamais isto comigo. Mas como Deus é muitooo bom, na semana seguinte teria uma série de palestras na empresa em que eu trabalhava, e teve palestras sobre HPV, é claro que eu me inscrevi, e descobri essas coisinhas que vou dividir agora com vocês, claro que pesquisei muito mais na net, para ter certeza. E cheguei a conclusão de que eu havia pego em casa pois minha mãe estava com a mesma doença, e usávamos a mesma toalha, o mesmo banheiro... E outra se eu havia pego do meu noivo, ele poderia ter contraído da ex, pois este é um vírus que pode passar anos no organismo sem ter nenhuma manifestação.

Vocês sabem o que é HPV?
Pois é meninas, HPV é uma doença sexualmente transmissível, capaz de provocar lesões de pele e mucosas e se não for tratado pode gerar o Câncer do colo de útero. No Brasil segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 130 mil novos casos são registrados, porém muitas mulheres desconhecem esta doença, que pode ser diagnostica através do “Papanicolau” (aquele que muitas deixam de fazer, por vergonha).

Como ele pode ser contraído?
Apesar de a forma mais comum de transmissão ser por meio de relações sexuais (inclusive oral ou anal), mesmo que a penetração não ocorra o contágio pode ocorrer apenas com o contato íntimo. O vírus também pode ser transmitido da mãe para o feto ou em situações mais raras ele pode ser transmitido através de objetos contaminados pelo HPV (como roupas íntimas, toalhas, tampas de vasos sanitários, etc). Estudos no mundo mostram que 50 a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por algum tipo de HPV (são mais de 100 tipos), muitas mulheres acabam não sabendo que contraíram o vírus porque na maioria dos casos ele é espontaneamente combatido pelo organismo, principalmente entre as mulheres mais jovens.
Obs: O vírus pode ficar por muito tempo no organismo sem se manifestar e entrar em ação em situações de estresse, quando a defesa do organismo está abalada ou na gravidez.

Qual a melhor forma de prevenção?
A melhor forma de prevenção é o exame de rotina, e a adoção de medidas para evitar a infecção entre elas as principais formas são: manter a higiene íntima, não dispensar a camisinha nas relações sexuais, ter um parceiro fixo ou diminuir o número de parceiros.

Quais são os sintomas?
Nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas visíveis que podem aparecer em forma de pequenas verrugas que aparecem principalmente na vagina, colo do útero, pênis, ânus, mas também podem surgir nos lábios, boca, laringe esôfago, porém existem os tipos oncogênicos que não apresentam sintomas e são os maiores causadores do câncer de colo de útero.
(no meu caso eu não tinha nenhuma verruga, só um pouco de corrimento, a minha lesão foi detectada após o papanicolau, depois o exame de colposcopia e por fim a biopsia).

Existe vacina?
Sim, foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos mais presentes no câncer de colo do útero, e ambas são comercializadas no Brasil. É preciso que a mulher tome três doses da vacina para ficar imunizada, a segunda depois de dois meses da primeira e a terceira depois de seis meses da segunda. Infelizmente ainda não se tem uma garantia exata do tempo de imunização que a vacina provoca, mas o laboratório fabricante garante que vale por anos e que não há necessidade de reforço. A vacina também é indicada para mulheres e homens que já contraíram o vírus, pois a pessoa contraiu um tipo, nada impede que pode contrair outro tipo no futuro.
Então meninas, precisamos deixar a vergonha de lado, e procurar um médico regularmente, bom, apesar de toda a raiva que senti do médico, tomei os medicamentos e não voltei lá (tá arrisquei), depois de um tempo voltei em outro médica fiz alguns exames e não apareceu mais nada, agora a médica disse que é só fazer os exames de rotina, pois o vírus pode voltar, mas isto não é uma regra.
E cuidado meninas, ao se falar em DST para não culpar nossos parceiros, muitas mulheres acreditam que se pegaram uma DST foi porque o companheiro a traiu, mas quem garante que ele não estava com esta doença antes de te conhecer? Lembrem-se os homens fazem bem menos exames do que nós...

 Su, adorei o post! Obrigada por abordar um tema tão importante e por sua sinceridade aqui conosco, usando sua própria história como um alerta para nós, mulheres!

Escreva vc tb um post aqui para o Casas e Coisas e envie para o email larissa_melo_contato@yahoo.com.br
 
 BJOOOSSS!!!!

12 comentários:

  1. Olá... Parabéns ao post!
    Muito legal comentar esse assunto pois muitas mulheres tem vergonha de dizer que tem ou tiveram HPV.
    Eu tive, no meu caso descobri pois quando tinha relação com meu marido sangrava, ai fui á ginecologista e ela descobriu uma pequena verruga no colo do útero. Foi retirada e feita a biópsia que acusou o HPV de baixo risco, que causa somente verrugas. Não fiz nenhum tipo de tratamento, a médica me orientou á fazer 6 meses depois outro exame, pois como sou jovem meu organismo podia erradicar o vírus. E graças á Deus 6 meses depois fiz o exame e não tenho mais HPV. A partir daí comecei á tomar cuidado dobrado com meu corpo.

    Um beijo meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny, então o médico me receitou uns comprimidos, mas como ele era meio louco, nem sei se sarei pelo remédio ou por que sumiu mesmo.
      Valeu por compartilhar a sua experiencia tbm.

      Beijos

      Excluir
  2. Oii Suh, que medico doido eim, eu tinha falado umas boas,
    sinceramente, tbm ja tive o HPV, o meu estava num estagia mais grave, tive que fazer calterização, mas ficou tdo bem, depois disso passei um ano fazendo exames a cada 3 meses, e agora ja esta tdo normal o preventivo apenas de ano em ano...


    Bjoosss e parabéns, Otimo post...

    Bjooooss pra Lalah tbm! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, doido é pouco... acho que se fosse hoje eu tinha falado um monte, me culpo até hj de não ter voltado lá com tudo o que eu descobri para ele não fazer mais com ninguém, mas até hj tenho raiva dele.

      Beijos, adorei o seu comentário

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post!
    Mas se fosse você logo que saísse do consultório ia atraz do meu noivo tirar satisfação ahahahahahahhaha
    Coisa de doida msm!! (=
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, naquela época, meu noivo estava sendo muito mais o meu porto seguro, que eu não iria acreditar em nada que falassem mal dele...rsss

      Mas se fosse com outro, ah sem dúvidas ele ia ter que me explicar esta história...rsss

      Beijos

      Excluir
  5. Que demais ... não sabia que a Su passou por tudo isso.
    Que bom que no final, tudo deu certo?
    Adorei a matéria !!
    Bjinhuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, menina passei sim, e o pior que tudo em silêncio, pq não contei nem para o noivo...rsss
      Só depois de um tempo quando tudo já estava resolvido e eu sabia que não era resultado de traição que conversei com ele.

      Beijos,

      Excluir
  6. Parabéns pelo post!
    Eu tomei a vacina por indicação da minha genecologista. Pena que ainda é tão cara...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é cara mesmo...
      Que bom que conseguiu tomar a vacina

      Beijos

      Excluir
  7. Belo post Su...
    Arrazou.... bem esclarecedor...
    Eu fiz o papanicolau dia 21 do mês passado, doeu pacas pois estava tensa com o resultados dos outros exames... mas ainda bem que deu apenas uma inflamação leve... já fiz uso de uma pomada e o médico mandou eu fazer uso de mais uma pra terminar o tratamento...
    Essas coisas sempre aparece mesmo... dizem que até a calcinha e tals todo cuidado é pouco...
    Bjs lindona

    ResponderExcluir